Unicef lança no Rio iniciativa a favor do esporte inclusivo na América Latina
Rio de Janeiro, 1 jul (EFE).- O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Prefeitura do Rio de Janeiro apresentaram nesta quarta-feira a iniciativa “Vamos Jogar”, que pretende garantir o direito ao acesso à prática esportiva das crianças e adolescentes de América Latina e o Caribe.
“Não é apenas uma iniciativa de mobilização. É também uma iniciativa de articulação política para comprometer as prefeituras e as autoridades da educação e do esporte, que são os responsáveis por garantir esse direito”, afirmou Luciana Phebo, coordenadora do Unicef no Rio de Janeiro.
A agenda de eventos da iniciativa prevê dois seminários sobre políticas públicas esportivas: o primeiro no Rio de Janeiro, em novembro desse ano; e o segundo na Colômbia, em junho do ano que vem. Está previsto ainda para março de 2016, no Rio de Janeiro, o Encontro de Prefeitos de América Latina e Caribe para discutir as medidas adotas durante o período.
No ato de hoje, também foi assinada uma carta de intenções para a colaboração entre “Vamos Jogar” e a Rede MercoCiudades, que inclui 286 prefeituras sul-americanas, e que “será fundamental para a implementação de indicadores e o monitoramento dessas políticas públicas de desenvolvimento”, ressaltou Luciana.
Segundo os dados do Unicef, quase 80% das crianças e adolescentes que vivem em áreas urbanas de América Latina e o Caribe têm dificuldade de acesso a pratica de esporte, já que os locais para essas atividades pertencem a entidades privadas que fixam preços excessivos para as famílias.
Além desses objetivos sociais, o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, Laudemar Aguiar, assegurou que também pretende fomentar o esporte como “forma de vida saudável” para melhorar o rendimento escolar e evitar problemas como a obesidade infantil. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.