Uruguai sediará primeira Libertadores de futebol em cadeira de rodas
Montevidéu, 23 mai (EFE).- Nos próximos dias 6 e 7 de junho Montevidéu receberá a primeira edição da Copa Powerchair Libertadores de futebol, uma versão adaptada para pessoas incapacitadas que se pratica sobre cadeiras de rodas motorizadas, e na qual participarão equipes de Brasil, Argentina e Uruguai.
Esta versão do futebol é praticada em uma quadra de basquete e os jogadores usam cadeiras de rodas motorizadas para funcionar a uma velocidade máxima de 10 km/h durante as partidas.
Os desportistas batem uma bola de tamanho 10 (a usada no futebol profissional é tamanho 5) e as regras do jogo são fundamentalmente iguais às do futebol internacional.
As cadeiras de rodas dos jogadores são equipadas com proteções metálicas para atacar, defender ou golpear a bola e cada equipe é composta por quatro jogadores de campo e um goleiro.
Nesta primeira edição jogarão um total de seis equipes: Rio de Janeiro e Novo Ser pelo Brasil, Tigres e Pacheco representando a Argentina, e os uruguaios Deportivo Montevideo e Huracán de Carrasco.
Nesta modalidade esportiva podem jogar homens e mulheres a partir dos seis anos que utilizem cadeiras de rodas motorizadas em seu dia a dia para se deslocar devido a alguma incapacidade.
A Copa Powerchair Libertadores 2015 é o primeiro torneio deste tipo a ser realizado na América Latina. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.