África do Sul rechaça acusações de Trump sobre ‘genocídio’ contra brancos
A África do Sul não enfrenta um “genocídio” de brancos e as afirmações de que a maioria das vítimas de assassinatos em fazendas são dessa cor representam uma distorção das estatísticas, declarou o ministro de Polícia nesta sexta-feira (23).
A teoria conspiratória do genocídio é “totalmente infundada e completamente carente de provas”, afirmou Senzo Mchunu, rejeitando as acusações de Donald Trump, que voltou a dizer nesta semana, durante conversas com o presidente Cyril Ramaphosa, que “milhares” de agricultores brancos foram assassinados. “Os assassinatos em fazendas sempre incluíram africanos (negros) e em maior número” que brancos, acrescentou.
Apresentando as estatísticas trimestrais de criminalidade, indicou que dois proprietários de fazendas foram mortos entre janeiro e março de 2025, ambos negros. Um residente de uma fazenda, dois funcionários agrícolas e um administrador de fazenda perderam a vida em ataques em fazendas durante o trimestre. Apenas um – o morador – era branco, segundo Mchunu.
Doze assassinatos em fazendas foram registrados entre outubro e dezembro de 2024, dos quais apenas uma vítima – um proprietário de fazenda – era branca, acrescentou o ministro.
Durante as conversas de quarta-feira no Salão Oval, Trump mostrou um vídeo e artigos que pretendiam apoiar suas acusações de “perseguição”.
Os números registrados entre janeiro e março mostraram uma diminuição de 12% no número de assassinatos em comparação com o mesmo período do ano anterior, com 5.727 pessoas assassinadas em um país com mais de 64 milhões de habitantes.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Isso equivale a 63 homicídios por dia, frente a mais dos 75 diários durante o ano fiscal de 2023/24, segundo números policiais. As vítimas são em sua maioria homens jovens negros que vivem em áreas urbanas.
[jp-related-posts ids=”1974093,1974044″]
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump não acredita que Netanyahu tenha sido avisado sobre o 7 de outubro
'Não consigo imaginar isso', disse ele em entrevista concedida à revista 'Time'
- Nasa lança missão Crew-13 com 4 astronautas à Estação Espacial Internacional Júlia Lara · há 11 horas
- Trump diz que está acompanhando as eleições no Brasil ‘de perto’ Fernando Keller · há 12 horas
- Milei chama Lula de ladrão e declara apoio a Flávio Bolsonaro: ‘Meu amigo’ Jovem Pan · há 15 horas
- Governo Trump destinou US$ 1 milhão para projeto que contesta atuação do STF, diz jornal Jovem Pan · há 18 horas