Agricultores franceses protestam contra acordo UE-Mercosul
Agricultores franceses conduziram cerca de 350 tratores pelas avenidas de Paris em direção ao Parlamento, nesta terça-feira (13), para protestar contra os baixos salários e um acordo comercial da União Europeia (UE) com a América do Sul que, segundo eles, ameaça seus meios de subsistência.
Escoltados pela polícia, os tratores causaram tumulto no trânsito da hora do rush enquanto percorriam a Champs-Élysées e outras avenidas de Paris, e depois atravessavam o rio Sena para chegar à Assembleia Nacional.
A indignação dos agricultores na França e em outros países europeus aumentou devido a uma série de desafios. Os sindicatos que lideram os protestos de terça-feira afirmaram exigir “ações concretas e imediatas” para defender a segurança alimentar da França.
A porta-voz do governo francês, Maud Bregeon, disse na terça-feira à emissora TF1 que o governo fará novos anúncios em breve para ajudar os agricultores.
O presidente Emmanuel Macron e seu governo se opõem ao acordo comercial UE-Mercosul, mas espera-se que ele seja assinado no Paraguai neste sábado (17), pois conta com o apoio da maioria dos outros países da UE.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Os agricultores europeus há muito denunciam o acordo comercial com os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai), argumentando que ele inundaria o mercado com importações mais baratas.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert
[jp-related-posts ids=”2094918,2094915″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
União Europeia sinaliza que voltará a comprar frango e mel do Brasil
A decisão final sobre retomada das exportações brasileiras será tomada em reunião prevista para 20 e 21 de outubro
- Trump não acredita que Netanyahu tenha sido avisado sobre o 7 de outubro Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Nasa lança missão Crew-13 com 4 astronautas à Estação Espacial Internacional Júlia Lara · há 5 horas
- Trump diz que está acompanhando as eleições no Brasil ‘de perto’ Fernando Keller · há 6 horas
- Milei chama Lula de ladrão e declara apoio a Flávio Bolsonaro: ‘Meu amigo’ Jovem Pan · há 9 horas