Após 1º turno, Milei fala em aliança para ‘acabar com o kirchnerismo’ e Massa promete ‘governo de união nacional’
O candidato peronista à presidência da Argentina e atual ministro da Economia, Sergio Massa, prometeu formar um governo de união se vencer o segundo turno das eleições, em 19 de novembro. Massa, da coalizão União pela Pátria, foi o mais votado no primeiro turno realizado no domingo, 22, com cerca de 36% dos votos, contra cerca de 30% do ultraliberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, favorito nas pesquisas até então, que também vai disputar a chefia do governo no próximo mês na votação decisiva. “Vou convocar um governo de união nacional em 10 de dezembro como presidente, convocando os melhores, independentemente de sua força política”, declarou Massa ao falar para centenas de apoiadores reunidos em seu quartel-general de campanha. Em um discurso inflamado, Massa, que é ministro da Economia desde julho de 2022 no atual governo de Alberto Fernández, agradeceu pelos votos, mas também fez um apelo aos que optaram por outros candidatos ou não foram às urnas.
“A cisão está morta, e uma nova etapa começa em 10 de dezembro [data da posse] em meu governo”, disse Massa, líder da Frente Renovadora, a terceira maior força da coalizão peronista União pela Pátria. Apesar da sinalização clara para uma aliança com a terceira colocada no pleito, Patrícia Bullrich, da coalizão Juntos pela Mudança, que ficou na terceira posição com 23,82% dos votos, a política já rejeitou qualquer possibilidade de se aliar ao peronismo no segundo turno. “O populismo empobreceu o país e não sou eu quem vai felicitar o regresso ao poder de alguém que fez parte do pior governo da história Argentina”, disse. Javier Milei, em seu discurso, fez um apelo, sem citar Bullrich, de uma aliança para “acabar com o kirchnerismo”: “Dois terços dos argentinos votaram por uma mudança, uma alternativa a esse governo de delinquentes”, disse ele. “Se todos nós que queremos a mudança não trabalharmos juntos, eles vão acabar com este país”, acrescentou.
[jp-related-posts ids=”1484582,1484545″]
*Com informações da EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Argentina tem 32,3 mil empregadores a menos desde a posse de Milei
Cadastro oficial registra queda de 6,3% entre novembro de 2023 e julho de 2026; redução não equivale necessariamente ao fechamento de empresas
- Vaticano informa que Papa Leão XIV se recupera bem após cirurgia no pulmão Jovem Pan · há 2 horas
- Ataque russo atinge usina elétrica na Ucrânia e deixa dois mortos em Kiev AFP · há 11 horas
- Papa Leão XIV nomeia e transfere bispo no Brasil; saiba quem é Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Papa Leão XIV retira parte do pulmão e tem câncer confirmado, diz Vaticano Jovem Pan · há 16 horas