Canadá protocola queixa na OMC contra as tarifas de 25% impostas pelos EUA sobre o aço e o alumínio
Na última quinta-feira (13), o governo canadense protocolou uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação às tarifas de 25% que os Estados Unidos impuseram sobre aço e alumínio. Segundo Ottawa, essas taxas violam os compromissos comerciais internacionais assumidos pelos EUA. As tarifas, que começaram a valer há pouco tempo, têm um impacto significativo no Canadá, que é o principal fornecedor desses materiais para o mercado americano.
A OMC já confirmou que o processo de resolução de disputas foi iniciado, dando seguimento à queixa apresentada pelo Canadá. Essa ação é um desdobramento de uma reclamação anterior, onde o governo canadense também contestou tarifas aplicadas a uma ampla gama de produtos que são importados pelos Estados Unidos, embora Trump tenha decidido suspendê-las temporariamente.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
As tarifas sobre aço e alumínio são vistas como uma medida protecionista por parte dos EUA, o que tem gerado tensões nas relações comerciais entre os dois países. O Canadá, por sua vez, busca garantir que seus direitos comerciais sejam respeitados e que as regras do comércio internacional sejam seguidas.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira
[jp-related-posts ids=”1876503,1876365″]