Chefe do executivo de Hong Kong anuncia que vai iniciar diálogo na próxima semana
A chefe do executivo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou que seu governo vai iniciar um diálogo público a partir da próxima semana.
Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (17), Lam declarou que “pessoas de todas as classes sociais” terão liberdade para participar.
Ela também reiterou sua condenação da violência praticada por alguns manifestantes ao longo dos protestos nas ruas de Hong Kong. Para Lam, o uso da violência para expressar opiniões pode dividir ainda mais a sociedade chinesa.
Um grande protesto antigoverno foi realizado no último domingo (15). Alguns manifestantes danificaram instalações do metrô e lançaram bombas incendiárias na direção de prédios do governo. Este foi o 15º final de semana consecutivo de protestos.
Em um dos atos, que aconteceu em Causeway Bay, área comercial de Hong Kong, para comemorar o Dia Internacional da Democracia, manifestantes e policiais entraram em confronto.
Muitas pessoas ficaram feridas, entre manifestantes e moradores que se opõem aos protestos. No último domingo (15), pequenos grupos, que usavam as já características roupas pretas do movimento contra o governo, utilizaram objetos como lixeiras e cones de trânsito para montar barricadas contra a polícia, que havia sido mobilizada em pontos estratégicos, como estações de metrô.
Eles também jogaram ovos, tijolos e coquetéis molotov sobre barreiras de plástico e grupos de policiais em uma área próxima à sede do governo local.
*Com informações da Agência Brasil
continue lendo
Mundo
Filha de brasileira causa polêmica nos EUA após poema sobre morte de Charlie Kirk
Estudante declamou versos sobre o assassinato do ativista conservador durante evento universitário no Texas; direção da instituição se manifestou
- Ebola ultrapassa 5 mil mortes no Congo e atinge letalidade próxima de 50% Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Presidente da Polônia convoca reunião de emergência em meio a crise institucional AFP · há 3 horas
- Tiroteio em loja de Halloween deixa um morto e seis feridos nos EUA AFP · há 3 horas
- Líder supremo do Irã ordena resposta ‘sem restrições geográficas’ em caso de ameaças Estadão Conteúdo · há 4 horas