Coreias abrem escritório conjunto para ‘comunicação permanente’
As duas Coreias inauguraram nesta sexta-feira um escritório de ligação conjunta na cidade de Kaesong, ao norte da fronteira entre os dois países, com o objetivo de manter um canal de comunicação permanente e fortalecer os laços, de acordo com informações do Ministério da Unificação do Sul.
“O Sul e Norte estão agora equipados com um sistema em que as duas partes poderão entrar em contato durante os 365 dias do ano”, afirmou o ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, conforme registrado pela agência sul-coreana “Yonhap”.
A abertura do novo escritório, que se tornará um “canal para a comunicação permanente na nova era de paz”, disse Cho, que é uma das medidas estipuladas na primeira cúpula realizada entre os líderes das duas Coreias, em abril, que se comprometeram em trabalhar para melhorar as relações bilaterais.
O escritório está localizado no parque industrial conjunto na cidade norte-coreana de Kaesong, que encerrou suas operações há dois anos (por decisão de Seul, após os seguidos testes de armas de Pyongyang), e que servirá de sede para o desenvolvimento de projetos de cooperação econômica entre as duas nações.
Cerca de 20 funcionários de agências governamentais sul-coreanas trabalharão no novo escritório, enquanto a Coreia do Norte atribuirá o mesmo número de pessoal. A cada semana haverá uma reunião entre os chefes do escritório de cada país.
A abertura da instalação estava inicialmente prevista para agosto, embora isso tenha sido aparentemente retardado pela relutância dos EUA em fornecer mercadorias para sua operação, o que poderia violar as sanções econômicas impostas ao Norte.
A inauguração ocorre a quatro dias do encontro entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Pyongyang para realizar a terceira cúpula entre os dois países.
*Com Agência EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Ratko Mladić, o ‘carniceiro da Bósnia’, morre aos 84 anos
ntre seus crimes destaca-se o massacre de Srebrenica, em que as forças sérvio-bósnias sob o seu comando executaram, em julho de 1995, cerca de 8 mil homens e adolescentes muçulmanos
- Trump muda nome de lago que fica na fronteira com o Canadá para ‘Lago América’ Jovem Pan* · há 1 hora
- Julgamento de suposto mentor dos atentados de 11/9 é marcado para junho de 2028 AFP · há 6 horas
- Geleira e terremoto: o que pode ter provocado o desastre no Nepal e no Tibete AFP · há 8 horas
- Tragédia entre Nepal e Tibete deixa 362 mortos e mais de 1.300 desaparecidos AFP · há 9 horas