Presidente que recomendou combater Covid-19 com ‘vodka e sauna’ ataca fechamento de fronteiras: ‘É bobagem’
O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, atacou nesta quinta-feira os países que fecharam as suas fronteiras para conter o avanço do novo coronavírus, chamando essa medida de “bobagem absoluta”. A Rússia foi a mais criticada.
“Muitos países fecharam-se aos estrangeiros. Entre eles, cinco países vizinhos do Belarus. É uma bobagem total e absoluta, algo que já está confirmado. Isso não vai defender a Rússia de forma alguma. Especialmente se for um fechamento seletivo. Mas esse é o negócio deles”, disse o presidente.
De acordo com Lukashenko, o fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado pandemia de Covid-19 não significa nada, pois, em seu país, todas as infecções sempre foram combatidas, e não apenas o coronavírus.
“Praticamente não existe um único país que não seja afetado por esse vírus. Mas é muito diferente uma pessoa ficar doente em um país no norte da África, enquanto 475 pessoas morrem em apenas 24 horas na Itália. É uma grande diferença”, observou o mandatário, para o qual a coisa mais perigosa não é o coronavírus em si, mas “a psicose” que ele gerou.
Nesta semana, Lukashenko provocou polêmica ao recomendar que as pessoas cuidassem do coronavírus bebendo vodka, indo à sauna e trabalhando duro nos campos. Ele também gerou controvérsia ao se opor categoricamente a antecipar as férias escolares.
Até agora, 51 pacientes foram detectados com a Covid-19 em Belarus.
*Com informações da Agência EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Seis pessoas morrem em ataques de ursos em um mês na Rússia
Cidade de 10 mil habitantes na Sibéria chegou a ficar ‘sob cerco’ dos animais
- Papa Leão XIV defende liberdade de imprensa ao comentar veto de Trump a veículos Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Congressistas dos EUA acusam Trump de tentar interferir na eleição brasileira Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Colômbia rompe relações diplomáticas com o Irã e cita vínculos com ‘narcoterroristas’ Estadão Conteúdo · há 3 horas
- EUA avaliam endurecer restrições de viagem a autoridades cubanas na ONU Estadão Conteúdo · há 3 horas