Coronavírus: França começa a prender e multar quem desrespeitar confinamento
Com mais de 10 mil casos de coronavírus, o governo da França passou a deter e multar os habitantes que desrespeitarem as regras de confinamento impostas pelas autoridades.
Um homem foi detido em Bruay-la-Buissière, na região de Pas-de-Calais, norte do país, por colocar em perigo outras pessoas com a “violação deliberada de medidas para prevenir e limitar as consequências das ameaças à saúde”, informou uma fonte policial ao jornal Le Parisien. O diário afirmou que o mesmo ocorreu com outras quatro pessoas em Seine-Saint-Denis, na região Île-de-France.
O primeiro a ser detido, em Pas-de-Calais, fazia parte de um grupo de pessoas tomando álcool na rua. Ele havia sido multado por não ter documentos para estar fora do confinamento. Os outros quatro de seu grupo fugiram após abordagem das autoridades.
Nesta sexta-feira (20), a polícia intensificou verificações de segurança nas estações de trem de Paris. Qualquer passageiro sem a documentação necessária para justificar sua viagem pode ser multado em 135 euros (RS$ 728).
A França fechou todos os restaurantes, cafés, cinemas e lojas de varejo que não são essenciais no início da semana. Trabalhar em casa virou regra para os funcionários que podem fazer isso. As únicas empresas com permissão para abrir devem aplicar medidas de distanciamento social, encorajar os clientes a lavarem as mãos e oferecer produtos para desinfecção. A medida inicialmente previa 15 dias de confinamento, mas, segundo o jornal Le Monde, deve ser ampliada.
O país teve 108 mortes em decorrência da Covid-19 na quinta, o maior número registrado no país. No total, são 372 mortes e 10 995 contaminações. A média de idade dos contaminados é de 60 anos.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Mundo
França investiga lançamento de coquetel molotov contra a polícia como “tentativa de homicídio”
Centenas de milhares de pessoas voltaram às ruas da França pelo terceiro sábado consecutivo para protestar contra o aumento do custo de vida
- Democratas ‘viram’ na Carolina do Norte e ameaçam maioria republicana no Senado dos EUA Júlia Mano · há 4 horas
- Eleições legislativas: qual é o horário de encerramento da votação em cada estado dos EUA? Jovem Pan · há 9 horas
- Países europeus são atingidos por ciberataques a supermercados AFP · há 11 horas
- Groenlândia aprova acordo com Dinamarca e EUA após meses de pressão de Trump Estadão Conteúdo · há 12 horas