Costa Rica oferece asilo a María Corina e Edmundo González
A Costa Rica anunciou a oferta de asilo político ao candidato opositor da Venezuela, Edmundo González, e à líder María Corina Machado, conforme revelou o chanceler Arnoldo André. Apesar da proposta, Corina expressou sua gratidão, mas reafirmou sua decisão de permanecer na Venezuela para lutar ao lado de seu povo. O chanceler André destacou que a Costa Rica está aberta a conceder asilo a todos os que enfrentam perseguições políticas na Venezuela. Ele justificou a oferta mencionando ordens de prisão emitidas contra os dois opositores, evidenciando a gravidade da situação no país. Após as recentes eleições na Venezuela, o Centro Nacional Eleitoral divulgou que Nicolás Maduro recebeu 51,2% dos votos, enquanto Edmundo González obteve 44,2%. No entanto, a oposição contestou os resultados, alegando que houve fraude. Essa contestação gerou uma onda de protestos em diversas cidades, resultando em quase 750 prisões e a morte de pelo menos 11 manifestantes, além de um membro das forças de segurança.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, a ONU e a União Europeia, fez apelos para que as forças de segurança respeitem o direito à liberdade de protesto. Em contrapartida, as Forças Armadas do país reafirmaram sua lealdade a Maduro, caracterizando os protestos como uma tentativa de golpe de Estado. O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, não hesitou em pedir a prisão de Maria Corina Machado e Edmundo González, afirmando que não se deve dialogar com o que ele chamou de “fascismo”. A situação política na Venezuela continua tensa, com a oposição enfrentando uma repressão crescente e a comunidade internacional observando atentamente os desdobramentos.
Publicado por Luisa Cardoso
[jp-related-posts ids=”1675103,1674642″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Mundo
Relatório da ONU indica haver indícios de crimes de guerra dos EUA no Irã
Os investigadores da organização pedem ao Conselho de Direitos Humanos que pressionem pelo fim do conflito
- Caso Master: Mendonça diz não ter ‘nada a temer’ e que seguirá ‘cumprindo seu dever’ Júlia Mano · há 16 horas
- EUA concedem vistos para delegação do Irã participar da Assembleia Geral da ONU Jovem Pan* · há 17 horas
- Governo Trump volta a negar vistos a palestinos para Assembleia Geral da ONU Estadão Conteúdo · há 19 horas
- Após ameaçar derrubar Kennedy Center, Trump aparece vendo foto de demolição do local AFP · há 20 horas