Cuba sofre segundo apagão nacional em menos de uma semana
Um novo apagão generalizado afetou Cuba no sábado (21), informou o Ministério de Energia, no segundo corte nacional em menos de uma semana que atinge a ilha, em meio a uma grave crise provocada pelo bloqueio energético dos Estados Unidos.
Houve uma “desconexão total” do sistema elétrico nacional, indicou o ministério em uma publicação na rede X. A pasta acrescentou que já começaram os trabalhos para restabelecer o serviço.
Os edifícios começaram a perder o fornecimento em Havana ao entardecer, pouco antes das 18h30 locais (19h30 de Brasília), apenas cinco dias depois de um primeiro apagão ter mergulhado o país na escuridão.
O corte geral ocorre no momento em que um comboio de ajuda internacional começou a chegar a Havana nesta semana, levando à ilha suprimentos médicos, alimentos, água e painéis solares.
O antigo sistema de geração elétrica de Cuba enfrenta cortes diários de até 20 horas em partes da ilha, que carece do combustível necessário para produzir energia.
Desde que os Estados Unidos capturaram o principal aliado da Cuba comunista, o líder venezuelano Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, a economia da ilha foi ainda mais afetada por um bloqueio petrolífero de facto imposto por Washington.
*Com informações da AFP
[jp-related-posts ids=”2116606,2116604″]
Assuntos
continue lendo
Economia
Brasil pode se beneficiar de nova cota de Trump para carne bovina, diz ministério
Medida assinada pelo presidente dos EUA na quarta-feira (26) reduz tarifa de importação para 300 mil toneladas entre setembro e novembro
- Justiça dos EUA suspende medida de Trump que restringia voto por correio AFP · há 5 horas
- Número de mortos no Nepal e no Tibete chega a 552 após avalanche AFP · há 7 horas
- Como foi o eclipse que deixou 96,2% da Lua escurecida nesta madrugada Estadão Conteúdo · há 7 horas
- EUA, Coreia do Sul e Japão realizarão exercício militar trilateral em setembro Estadão Conteúdo · há 7 horas