Deputado italiano cobra posição do governo Meloni sobre extradição de Carla Zambelli
O deputado Angelo Bonelli, representante do Partido Europa Verde na Itália, está pressionando o governo italiano a se manifestar sobre a situação da deputada Carla Zambelli, do PL-SP. Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a uma pena de dez anos de prisão devido à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça. Após a condenação, a parlamentar deixou o Brasil e anunciou sua intenção de se estabelecer na Itália, onde possui cidadania. A prisão preventiva de Zambelli foi decretada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que também solicitou sua inclusão na lista de difusão vermelha da Interpol. Com isso, o nome da deputada já figura entre os foragidos internacionais, o que levanta preocupações sobre sua localização e eventual retorno ao Brasil.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Bonelli já havia formalizado um pedido ao governo italiano — liderado pela primeira-ministra de direita Giorgia Meloni —, solicitando a extradição de Zambelli e a revogação de sua cidadania. No ofício, o deputado menciona a participação da parlamentar em “supostos crimes de coação no curso do processo e obstrução à Justiça”, além de um ataque hacker que ocorreu em 2023, o que agrava ainda mais a situação da deputada. Além disso, o parlamentar italiano questionou a possibilidade de a família Bolsonaro ter solicitado a dupla cidadania italiana. Ele também fez referência a um plano de ataque aos Três Poderes, que ocorreu em 8 de janeiro de 2023, mas que não se concretizou devido à falta de apoio da maioria dos líderes militares. O governo italiano está aguardado para responder ao ofício de Bonelli em breve. As interpelações parlamentares estão programadas para iniciar na manhã de 12 de junho, e a expectativa é que o caso de Zambelli seja um dos tópicos abordados nas discussões.
[jp-related-posts ids=”1991761,1991017″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA