Donald Trump diz que termo ‘racista’ perdeu força por ser usado como ataque
Acusado de racismo por proferir diversos ataques nas últimas semanas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta (31) que o termo “racista” está desgastado pela frequência em que é usado para ofensas pessoais.
“Acredito que o significado (do termo) se atenuou muito porque todo mundo é tachado de racista hoje em dia. (…) A palavra está tão desgastada que é uma desgraça”, disse Trump em entrevista concedida à emissora “C-Span”.
Para Trump, o termo “racista” é usado por seus opositores quando não há mais argumentos para criticá-lo. “Dizem ‘é racista, é racista’ e há casos que isso é certo. Há pessoas racistas, há pessoas más”, afirmou o presidente americano.
“Sou a pessoa menos racista do mundo”, emendou Trump na entrevista.
Nos últimos três dias, Trump usou o termo em quatro mensagens diferentes no Twitter para acusar dois destacados afro-americanos críticos do governo de serem racistas: o congressista democrata Elijah Cummings e o jornalista Don Lemon, da emissora “CNN”.
“O distrito de Cumming é asqueroso, um desastre infestado de ratos e roedores”, escreveu Trump sobre a região que elegeu o congressista, uma área de maioria afro-americana na cidade de Baltimore, que tem um dos maiores índices de criminalidade do país.
Alguns veículos da imprensa americana denunciaram, além disso, que Trump costuma usar a palavra “infestada” quando se refere a locais onde vivem latinos ou afro-americanos.
Com Agência EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Christa Pike volta a caminhar após sobreviver à tentativa de execução nos EUA
Condenada por assassinato em 1995, americana de 50 anos permanece hospitalizada após receber duas doses de injeção letal
- EUA transmitirão ao vivo fuzilamento de ex-militar condenado à morte AFP · há 3 horas
- Israel critica Nobel da Paz a Navi Pillay e acusa comitê de legitimar ódio contra o país Jovem Pan · há 3 horas
- Nobel da Paz 2026 é concedido à jurista sul-africana Navi Pillay Jovem Pan · há 6 horas
- Caso Epstein: polícia diz que buscas nas casas de Andrew foram ilegais AFP · há 24 horas