Espanha expulsa 3 diplomatas da Bolívia após ‘gesto hostil’
O governo espanhol expulsou nesta segunda-feira (30) três diplomatas bolivianos credenciados no país “em reciprocidade ao gesto hostil” do governo interino da Bolívia de expulsar, em um prazo de 72 horas, a delegação espanhola envolvida em um incidente na Embaixada do México no país sul-americano na sexta-feira passada (27).
O governo boliviano afirma que a encarregada de negócios da Espanha na Bolívia, Cristina Borreguero, e o cônsul da Espanha no país, Álvaro Fernández, foram à embaixada do México no país acompanhados por seguranças “encapuzados e supostamente armados” para retirar do país o ex-ministro Juan Ramón Quintana, um dos principais auxiliares do ex-presidente Evo Morales.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Espanha exige que o atual governo interino da Bolívia “reconduza e descalibre o conteúdo das suas afirmações e recupere o mais rápido possível o bom senso de confiança e cooperação” entre os dois países.
De acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, uma vez emitida esta declaração, os diplomatas devem ser chamados pelo próprio governo, neste caso o boliviano, para voltarem ao país de origem.
*Com EFE
continue lendo
Mundo
Trump propõe mudar nome do Estreito de Ormuz para ‘Estreito de Trump’
O Irã bloqueou a rota marítima, crucial para o trânsito global de petróleo, após os ataques dos Estados Unidos e de Israel em 28 de fevereiro, que desencadearam a guerra
- Irã responde aos ataques dos EUA com ofensiva contra bases americanas AFP · há 4 horas
- Suspeito de matar Charlie Kirk se declara inocente e pode ser condenado à morte Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Número de mortos pela avalanche no Nepal e no Tibete sobe para 1.225 AFP · há 4 horas
- Surto de ebola no Congo ultrapassa 3 mil mortes e 6 mil casos confirmados Estadão Conteúdo · há 6 horas