EUA autoriza venda e entrega de petróleo do Irã carregado em navios
Os Estados Unidos autorizaram nesta sexta-feira (20) a venda e entrega de petróleo iraniano carregado em navios antes de 20 de março, na tentativa de conter a escalada dos preços da energia provocada pela guerra no Oriente Médio. A autorização vence no próximo dia 19 de abril. No entanto, Teerã afirmou nesta sexta-feira não dispor de nenhum excedente de óleo bruto no mar.
Em post na rede X, secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que, ao liberar temporariamente esse fornecimento existente para o mundo, os EUA disponibilizarão rapidamente cerca de 140 milhões de barris de petróleo nos mercados globais, expandindo a oferta mundial de energia e ajudando a aliviar as pressões temporárias sobre o abastecimento causadas pelo Irã. “Em essência, usaremos o petróleo iraniano contra Teerã para manter o preço baixo enquanto prosseguimos com a Operação Fúria Épica”, disse.
O Ministério do Petróleo iraniano reagiu à declaração. “O Irã basicamente não possui óleo bruto excedente no mar nem disponível para abastecer os mercados internacionais, e a declaração do secretário do Tesouro tem como objetivo apenas dar esperança aos compradores”, publicou no X. O bloqueio pelo Irã do Estreito de Ormuz, por onde circulam 20% do petróleo e gás mundiais, e os ataques à infraestrutura energética no Oriente Médio fizeram os preços do petróleo disparar.
[jp-related-posts ids=”2116377,2116352″]
*Com informações do Estadão Conteúdo e AFP
Assuntos
continue lendo
Mundo
Relatório da ONU indica haver indícios de crimes de guerra dos EUA no Irã
Os investigadores da organização pedem ao Conselho de Direitos Humanos que pressionem pelo fim do conflito
- Caso Master: Mendonça diz não ter ‘nada a temer’ e que seguirá ‘cumprindo seu dever’ Júlia Mano · há 11 horas
- EUA concedem vistos para delegação do Irã participar da Assembleia Geral da ONU Jovem Pan* · há 12 horas
- Governo Trump volta a negar vistos a palestinos para Assembleia Geral da ONU Estadão Conteúdo · há 13 horas
- Após ameaçar derrubar Kennedy Center, Trump aparece vendo foto de demolição do local AFP · há 14 horas