EUA reforçam possibilidade de intervenção militar na Venezuela
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, confirmou nesta quarta-feira, 1, que os Estados Unidos consideram realizar uma intervenção militar na Venezuela, opção que sempre esteve “à mesa” para o país. Ao comentar a nova tentativa da oposição de derrubar o governo de Nicolás Maduro, Pompeo disse que, embora os EUA estejam evitando utilizar a violência, se for necessário, vão intervir.
“O presidente (Donald Trump) tem sido cristalinamente claro e incrivelmente consistente: a ação militar é possível. Se é isso o que é necessário, é o que os Estados Unidos farão”, disse. De acordo com ele, os EUA estão tentando pedir aos envolvidos para “não participarem nesse tipo de atividade”. “Nós preferiríamos uma transição pacífica do governo lá, que Maduro vá embora e uma nova eleição seja realizada”, afirmou.
Pompeo também comentou uma declaração de Trump de terça-feira, 30. O presidente americano publicou em sua conta no Twitter que “se as tropas e a milícia cubanas não cessarem as operações militares e outras com o propósito de provocar mortes e destruição à Constituição da Venezuela, um total e completo embargo, junto com sanções do nível mais alto, serão colocados à ilha de Cuba”.
De acordo com o secretário, além das ações já tomadas pela administração Trump para acabar com o apoio de Cuba, “temos que continuar a trabalhar”. Segundo ele, o mesmo será feito com os russos. “Como o presidente disse: eles precisam ir. E os russos precisam ter o custo por essa corrida.”
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Mundo
Negociações entre EUA, Rússia e Ucrânia podem ser retomadas em outubro, diz Kremlin
Estados Unidos tentam reativar os esforços diplomáticos paralisados, na esperança de colocar fim a uma guerra que já dura mais de quatro anos
- Bloco de centro-esquerda lidera eleições gerais da Suécia AFP · há 7 minutos
- Avião com 5 pessoas a bordo desaparece na Colômbia AFP · há 2 horas
- Brics encerra cúpula com defesa de cooperação e comércio global aberto AFP · há 12 horas
- Navio iraniano é atacado no Estreito de Ormuz; uma pessoa morre AFP · há 14 horas