Filha de Brigitte Macron defende mãe de comentários de Bolsonaro e Guedes
Tiphaine Auzière, filha da primeira-dama francesa, Brigitte Macron, e do banqueiro André-Louis Auzière defendeu a mãe dos comentários do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, e afirmou que pretende gerar um movimento de denúncia dos comportamentos misóginos.
Em vídeo divulgado no Twitter, Auzière mostra a impressão de uma matéria da emissora “RTL” intitulada “Brigitte Macron ‘feia mesmo’, diz ministro de Bolsonaro”. A matéria reproduz a fala de Guedes gravada durante uma palestra em Fortaleza na quinta-feira (5).
Em entrevista à emissora “France Info” neste sábado (7), Auzières, que tem 35 anos e é advogada, explicou que sua iniciativa busca incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo “para lutar contra a misoginia ordinária”.
No vídeo postado na rede social, a filha de Brigitte Macron explica que não se trata de dar lições a outros países porque “a França não esteve isenta” desse tipo de comportamento. Auzière recapitula alguns episódios de ataques a deputadas por serem mulheres ocorridos em 2012 e 2013 na Assembleia Nacional.
“Que todos juntos e a partir de amanhã reajamos, nos impliquemos nas nossas famílias, nas nossas empresas e nas urnas para que todos juntos denunciemos os nossos misóginos”, ressaltou.
As alusões ao físico de Brigitte Macron surgiram em meio ao bate-boca entre França e Brasil, após Emmanuel Macron se indignar pela magnitude dos incêndios na Amazônia no final de agosto e acusar Bolsonaro de não cumprir compromissos ambientais, motivo pelo qual não apoiaria o acordo entre Mercosul e União Europeia.
Em resposta a um internauta que comparou a primeira-dama francesa com a brasileira, Michelle, Bolsonaro escreveu no Facebook: “não humilha cara. Kkkkkkk”, postagem que repercutiu mundialmente e gerou inúmeras críticas ao presidente.
*Com EFE
Assuntos
continue lendo
Política
Quantas eleições Jair e Flávio Bolsonaro já disputaram juntos ou no mesmo ano
Pai e filho dividiram o calendário eleitoral em diferentes momentos, com destaque para 2018, quando um venceu a Presidência e o outro chegou ao Senado
- Milhares de manifestantes vão às ruas de Paris após suspensão da proibição de protestos Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Juíza ordena que Trump preste depoimento em processo contra a BBC AFP · há 16 horas
- Terremoto de magnitude 7 abala região chinesa do Tibete AFP · há 18 horas
- Prefeito de Nova York celebra fim da escala 6×1 no Brasil: ‘Passo histórico’ Nícolas Robert · há 22 horas