Governo brasileiro saúda reconhecimento do Estado da Palestina durante conferência da ONU
O governo brasileiro saudou nesta terça-feira (24) o anúncio de reconhecimento do Estado da Palestina por França, Bélgica, Andorra, Luxemburgo, Malta e Mônaco, durante a Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão Palestina, em Nova York. “O crescente grupo de países que reconhecem o Estado da Palestina – a exemplo do que fez o Brasil em 2010 – reúne nações que consideram a consecução dos direitos inalienáveis do povo palestino, sobretudo o direito à autodeterminação, um passo essencial para a garantia da paz e da estabilidade no Oriente Médio”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores.
Em nota, o Itamaraty afirmou que o Brasil espera que a medida, já adotada por 159 países, “confira impulso político decisivo para a implementação da solução de dois Estados”. O governo ressaltou que a decisão segue a posição brasileira, que reconheceu a Palestina em 2010, e destacou que “a consecução dos direitos inalienáveis do povo palestino, sobretudo o direito à autodeterminação, é um passo essencial para a paz e a estabilidade no Oriente Médio”.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O texto acrescenta que a viabilidade da solução de dois Estados depende de “cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza, libertação dos reféns remanescentes, acesso desimpedido de ajuda humanitária e retirada completa das forças israelenses do território”.
-
Leia a nota do governo brasileiro na íntegra
” O governo brasileiro saúda os anúncios de reconhecimento do Estado da Palestina por França, Bélgica, Andorra, Luxemburgo, Malta e Mônaco, durante participação de seus líderes na Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, em Nova York.
O crescente grupo de países que reconhecem o Estado da Palestina – a exemplo do que fez o Brasil em 2010 – reúne nações que consideram a consecução dos direitos inalienáveis do povo palestino, sobretudo o direito à autodeterminação, um passo essencial para a garantia da paz e da estabilidade no Oriente Médio.
O Brasil expressa a expectativa de que o reconhecimento do Estado da Palestina, já realizado por 159 países, venha a conferir impulso político decisivo para a implementação da solução de dois estados. Insta, dessa forma, todos os países que ainda não o fizeram a seguirem o mesmo caminho. Assinala, ainda, que a viabilidade da solução de dois estados depende de cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza, libertação dos reféns remanescentes, acesso desimpedido de ajuda humanitária e retirada completa das forças israelenses do território.”
[jp-related-posts ids=”2060641,2060638,2060079″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Casa Branca retira de seu site jogo inspirado em Tetris chamado “Construa o Muro”
O jogo de empilhar blocos pedia aos jogadores que "protegessem a fronteira de uma horda que se aproxima"
- Putin e Trump têm conversa “extremamente franca” sobre Ucrânia, diz Kremlin AFP · há 7 horas
- Míssil americano atingiu petroleiro iraniano em frente à ilha de Kharg AFP · há 7 horas
- Pilotos do avião de carga da Amazon que caiu em Miami recebem alta do hospital AFP · há 8 horas
- Netanyahu nega que os Emirados Árabes Unidos o alertaram sobre 7 de Outubro Estadão Conteúdo · há 8 horas