Guitarrista do Radiohead cancela shows após ameaça de boicote de grupo pró-palestino
O guitarrista do Radiohead, Jonny Greenwood, e o músico israelense Dudu Tassa anunciaram nesta terça-feira (6) o cancelamento de dois shows no Reino Unido devido a “ameaças críveis” após uma convocação de boicote feita por um grupo pró-palestino. Os organizadores “receberam ameaças críveis suficientes para concluir que não é seguro” realizar os shows em Londres e Bristol, escreveram os artistas em uma carta publicada nas redes sociais.
Jonny Greenwood, Dudu Tassa e os músicos do grupo denunciaram a “censura”, acrescentando que “intimidar casas de shows não ajudará a alcançar a paz e a justiça que todos merecem no Oriente Médio”. “Os artistas devem ser livres para se expressar, independentemente de sua nacionalidade ou religião e das decisões tomadas por seus governos”, acrescentaram.
O grupo que pediu que os shows não ocorressem, a Campanha Palestina para o Boicote Acadêmico e Cultural de Israel (PACBI), comemorou os cancelamentos. “Reiteramos nosso apelo para que todas as casas [de apresentações] se recusem a agendar” estes concertos, escreveu o grupo no X.
[cta-selector name=”model4″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_JPEntretenimento.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://whatsapp.com/channel/0029VaeCbOCDjiOZ3gtYeh3R” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O PACBI, que faz parte do movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel), acusa Greenwood e Tassa de serem “cúmplices do genocídio em Gaza”. O BDS reprova Greenwood por ter se apresentado em Tel Aviv em maio de 2024, além de considerar o Radiohead como “talvez a banda mais conhecida que já desafiou os apelos” para boicotar Israel.
Em outubro, o vocalista do Radiohead, Thom Yorke, foi repreendido por um espectador pró-palestino durante um show em Melbourne, na Austrália. “Quantas crianças mortas serão necessárias para que você condene o genocídio em Gaza?”, questionou um membro da plateia enquanto o cantor fazia uma apresentação solo.
Yorke respondeu acusando-o de estragar o show e o desafiou a subir no palco. “Não fique aí parado como um covarde, venha aqui e diga isso na minha cara”, respondeu o cantor. Em 2017, a banda britânica denunciou uma campanha que pedia o cancelamento de um show em Israel, classificando os pedidos de boicote como um “extraordinário desperdício de energia”.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira
[jp-related-posts ids=”1950359,1950314″]
Assuntos
continue lendo
Política
Na ONU, Lula critica EUA, Israel e ‘inimigos externos’ antes das eleições no Brasil
Presidente atacou imobilismo do Conselho de Segurança, afirmou que Brasil não cabe no ‘quintal de ninguém’ e encerrou fala com recado sobre eleições de outubro
- Cuba responde Trump após ele afirmar na ONU que a ilha ‘cairá’ AFP · há 13 horas
- Cuba deixa Assembleia da ONU após Trump falar em mudança de regime no país Jovem Pan · há 16 horas
- Com presença do Irã na ONU, Trump questiona se deveria ‘aniquilar’ o país Nícolas Robert · há 16 horas
- Secretário-geral da ONU fala em ‘limpeza étnica’ na Cisjordânia ocupada AFP · há 17 horas