Hong Kong tem protestos contra nova lei de segurança nacional
Hong Kong voltou a registrar protestos, neste domingo (24), contra o partido Comunista da China, após o anúncio de que o país planeja uma nova lei de segurança nacional. Os atos tiveram confronto entre manifestantes, em sua maioria formado por jovens, e a polícia local. A manifestação desafia as regras de distanciamento social do país.
A polícia utilizou gás lacrimogêneo, canhões de água e spray de pimenta para dispersar milhares de manifestantes espalhados pelo distrito. Mais de 120 prisões, principalmente por montagem ilegal, foram feitas até às 17h (horário local), informou a polícia.
As tensões aumentaram na cidade desde que a China sinalizou na última quinta-feira que implementaria unilateralmente leis contra subversão e terrorismo, bem como conluio com forças estrangeiras – cuja as quais Pequim culpa por provocar protestos em massa no ano passado.
Grupos pró-democracia em Hong Kong disseram que a decisão de Pequim de ignorar o governo local e a legislatura violou sua promessa de “um país, dois sistemas”, conforme acordado com a Inglaterra quando o território foi devolvido em 1997. Segundo esse acordo, a China prometeu defender até 2047, a autonomia do centro financeiro em questões como direito, bem como a liberdade de expressão e reunião das pessoas.
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse neste domingo que a medida do legislador chinês visa à “minoria minúscula” cujas atividades prejudicam gravemente a segurança nacional. “Isso não afeta o alto grau de autonomia de Hong Kong, não afeta os direitos e liberdades dos residentes de Hong Kong e não afeta os interesses legítimos dos investidores estrangeiros em Hong Kong”, afirmou.
A líder de Hong Kong, Carrie Lam, disse que apoia a nova legislação e que a norma garantiria estabilidade e prosperidade na cidade.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump anuncia que fechou com a Venezuela o ‘maior acordo petrolífero da história do mundo’
Acordo petrolífero com a Venezuela que garante ao país o controle majoritário de 65 bilhões de barris de reservas provadas de petróleo
- Presidente do Fed nos EUA se diz preocupado com inflação: ‘Foco deve ser nos preços’ AFP · há 8 horas
- Mortos no Nepal e na China chegam a 586 após avalanche; ao menos 2.400 estão desaparecidos AFP · há 8 horas
- Justiça dos EUA suspende medida de Trump que restringia voto por correio AFP · há 16 horas
- Número de mortos no Nepal e no Tibete chega a 552 após avalanche AFP · há 18 horas