Índia iniciará reabertura gradual a partir de 8 de junho
O governo da Índia iniciará no dia 8 de junho a primeira das três fases de relaxamento das medidas de confinamento iniciadas em 25 de março para conter a expansão do novo coronavírus, mas destacou que as “zonas de contenção” com mais infectados continuarão com restrições totais até 30 de junho.
A curva de contágios de Covid-19 no país, de 1,3 bilhão de habitantes, continua aumentando, com mais de 173 mil casos confirmados e 4.971 mortes causadas pela doença.
“Fora das zonas de contenção, serão permitidas todas as atividades, exceto as seguintes (que forem sendo permitidas) em fases”, informou o Ministério do Interior indiano em comunicado.
Na primeira das fases, que começará em 8 de junho, se destaca a permissão para a reabertura de hotéis, restaurantes, locais de culto e centros comerciais, que deverão seguir recomendações de segurança do Ministério da Saúde para evitar que possíveis contágios se multipliquem.
Para a segunda fase, espera-se a reabertura de instituições de ensino, mas o início desta etapa não ocorrerá até julho. As autoridades terão tempo para anunciar ou não o começo do novo ano letivo em agosto. Por último, na fase três, serão anunciadas as datas para a reabertura de importantes setores como voos internacionais, metrô, cinemas, academias, centros culturais e estádios esportivos.
Até novo aviso, continuará valendo o toque de recolher noturno, entre 21h e 5h, exceto para serviços essenciais. As “zonas de contenção” manterão um confinamento rígido até 30 de junho. O governo também recomenda que os maiores de 65 anos, grávidas, pessoas com doenças crônicas e menos de 10 anos permaneçam em casa.
*Com informações da EFE
continue lendo
Mundo
Expectativa de vida recupera quase o nível anterior à pandemia de covid, diz OMS
Em 2021, a expectativa de vida havia caído para 71,5 anos
- Ataques russos geram enormes congestionamentos em Kiev; veja fotos AFP · há 1 hora
- Trump promete atacar o Irã com ‘muita força’ se país estiver envolvido com atentado em voo AFP · há 6 horas
- Protestos estudantis na França deixam 65 feridos e quase 2 mil detidos Europa Press · há 6 horas
- Trump não acredita que Netanyahu tenha sido avisado sobre o 7 de outubro Estadão Conteúdo · há 22 horas