Israel faz primeira visita oficial ao Egito em uma década
O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, aceitou um convite do presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, para realizar nesta segunda-feira, 13, a primeira visita oficial de um líder de estado ao país africano em uma década. A dupla se encontrou em um resort na península do Sinai e, de acordo com um comunicado da presidência egípcia, deve debater “formas e esforços de reativar o processo de paz entre os dois países”. Ambos nutrem relações diplomáticas e comerciais, mas o Egito também dialoga com o Hamas, movimento que comanda o Estado da Palestina na Faixa de Gaza, que faz fronteira com o país. Em conversa com o canal Al Jazeera, diplomatas afirmaram que a dupla também deve debater assuntos locais, como a influência do Irã no Oriente Médio e a crise política que atinge o Líbano.
O último primeiro-ministro a visitar o Egito foi o antecessor de Bennett, Benjamin Netanyahu, que encontrou com o presidente Hosni Mubarak em 2011, antes da série de protestos desencadeados no país que ficaram conhecidos como a “Revolução de Lótus”. A reunião ocorre um dia após o país de Bennett lançar ataques aéreos à Faixa de Gaza. De acordo com militares israelenses, os ataques foram uma “resposta” ao lançamento de foguetes da Palestina voltados ao território deles. Apesar da troca de fogo, não há até o momento registro de mortos ou feridos. O último confronto duradouro entre Hamas e Israel aconteceu no mês de maio de 2021 e durou 11 dias, deixando mais de 250 palestinos e 13 israelenses mortos.
[jp-related-posts ids=”1154110,1144270,1142153″]
continue lendo
Mundo
Israel chama críticos de ‘papagaios’ e acusa ONU de parcialidade contra o país
Materiais foram divulgados após líderes presentes em Nova York voltarem a criticar a atuação israelense nos territórios palestinos
- Seis pessoas morrem em ataques de ursos em um mês na Rússia Jovem Pan · há 2 horas
- Papa Leão XIV defende liberdade de imprensa ao comentar veto de Trump a veículos Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Congressistas dos EUA acusam Trump de tentar interferir na eleição brasileira Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Colômbia rompe relações diplomáticas com o Irã e cita vínculos com ‘narcoterroristas’ Estadão Conteúdo · há 4 horas