Jornal diz que presidente do Paraguai sabia dos termos de acordo sobre Itaipu
Uma suposta troca de mensagens entre o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, e o então diretor da estatal energética do país, Pedro Ferreira, publicada nesta terça (6) pelo jornal ABC Color, indica que o mandatário tinha conhecimento dos termos do acordo sobre Itaipu negociado com a Eletrobras e assinado em segredo em 24 de maio.
As conversas entre Abdo Benítez e Ferreira, com mensagens trocadas entre fevereiro e junho, revelam também que o líder paraguaio foi pressionado pelo Brasil para aceitar e cumprir os termos da ata sobre a venda de energia de Itaipu e pediu, ele próprio, para que o acordo fosse mantido em sigilo.
Na primeira conversa dos dois mostrada pelo jornal, em 14 de fevereiro, Ferreira afirma que “as questões sobre Itaipu causarão repercussão” e que os “brasileiros querem que o custo (paraguaio) aumente, o que deve aumentar a tarifa”. Ele diz ainda que, apesar da discrição das negociações, já havia sido contactado por um jornalista sobre esse assunto.
Quase um mês depois, em 5 de março, Abdo Benítez cobra avanços das negociações conduzidas pela Administración Nacional de Electricidad (Ande), comandada por Ferreira, e a Eletrobras. “PEDRO, apressa (a) solução (entre) ANDE (e) Electrobras(sic)”, escreve o presidente paraguaio.
“Está tudo parado. Temos que movimentar a economia e Itaipu é uma ferramenta. Não é possível ganhar tudo em uma negociação”, completa o presidente do país vizinho. Ferreira responde dizendo que faria todo o possível, mas que os termos defendidos pelo Brasil implicariam em aumentos tarifários com impacto de quase US$ 400 milhões.
Nos dias seguintes, delegações paraguaias foram ao Brasil dar prosseguimento às negociações.
Em abril, depois de o ABC Color publicar reportagem dizendo que o Brasil queria diminuir os benefícios que Assunção mantinha de negociações anteriores, Abdo Benítez enviou duras mensagens para o então diretor da Ande. “(A reportagem) me preocupa. Isso afeta nosso governo. E muito. Aqui, ninugém vai ganhar se o governo for debilitado (…) e se chegarmos a um ponto em que a negociação seja sob pressão. É preciso resolver o quanto antes”, escreveu.
Ferreira diz que colocará “todo o empenho” nas tratativas entre Ande e Eletrobras. Marito, como é conhecido o presidente paraguaio, agradece. “Aqui temos que negociar. E, ao negociar, sacrificam-se posições e, algumas vezes, princípio. Mas essa é a responsabilidade que temos hoje”, disse o escreveu o presidente. “Não acredite que eu faço tudo que quero. Todos os dias tenho que engolir bebidas amargas, mas hoje o país está em nossas mãos e acredito que está nas melhores mãos. Força!”
Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Mundo
Partido de Netanyahu conquista 53 cadeiras, mas fica sem controle do Parlamento de Israel
Bloco da oposição conseguiu 48 assentos; duas siglas árabes somam 19
- Juíza argentina pede investigação do governo Milei sobre entrada de Flávio no país Jovem Pan · há 8 horas
- Brasileira está entre feridos em acidente de trens na Espanha Estadão Conteúdo · há 10 horas
- EUA pressionaram Flávio a retirar título de ‘presidente eleito’ de carta, diz site Jovem Pan · há 10 horas
- Latinos decepcionados com Trump abrem caminho para os democratas no Texas AFP · há 12 horas