JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Fast News – 2ª Edição | 16h00 - 16h30
Mundo

Justiça da Colômbia ordena caça a hipopótamos de Pablo Escobar

Corte estabelece prazo de três meses para criação de medidas, incluindo caça e esterilização, para controlar a população crescente da espécie

Felipe Cerqueira

Um tribunal da Colômbia ordenou nesta sexta-feira (6), “medidas para a erradicação” de mais de 150 hipopótamos descendentes de um casal trazido para o país na década de 1980 pelo barão da cocaína, Pablo Escobar, que se reproduzem sem controle. O Tribunal Administrativo de Cundinamarca estabeleceu um prazo de três meses para que o Ministério do Meio Ambiente emita “um regulamento que contemple medidas para a erradicação da espécie”, que afeta “o equilíbrio ecológico”, segundo a decisão. Os juízes ressaltaram que as medidas devem incluir “a caça controlada e esterilização” dos animais.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

No fim do ano passado, o ministério havia anunciado um plano para esterilizar parte da população dessa espécie e aplicar a eutanásia em outra parte. Meses depois, as esterilizações avançam em passos lentos e a primeira eutanásia ainda não aconteceu. Tampouco prosperou um plano para transferi-los para o México, a Índia e as Filipinas. Os hipopótamos chegaram à Colômbia por capricho de Pablo Escobar, que introduziu um casal procedente da África em seu zoológico particular na região de Magdalena Medio. Após a morte de Escobar, em 1993, e a intervenção oficial em suas propriedades, os mamíferos ficaram desamparados e passaram a se reproduzir, tendo alguns deles atacado pescadores do rio Magdalena, o mais importante do país.

No fim de 2023, havia 166 hipopótamos. Segundo cálculos do Ministério do Meio Ambiente, até 2035 eles podem chegar a 1.000, caso sua expansão não seja contida. Especialistas explicam que o crescimento descontrolado da população de hipopótamos ameaça espécies locais, mas defensores dos direitos dos animais e trabalhadores do setor do turismo se opõem à caça desses gigantes.

*Com informações da AFP
Publicado por Marcelo Bamonte