Líder supremo do Irã pede união muçulmana contra EUA e Israel
O líder supremo do Irã, aiatolá Mojtaba Khamenei, pediu aos países muçulmanos que se unam contra Israel e os Estados Unidos para que “conheçam o seu verdadeiro inimigo”.
Em uma série de mensagens publicadas neste domingo, 30, em sua conta oficial no X, Khamenei afirmou que a unidade entre os muçulmanos é fundamental para a construção de uma civilização islâmica e deve orientar a forma como os países da região lidam com aliados e adversários.
Segundo o líder iraniano, evitar divisões e fortalecer a cooperação entre os muçulmanos está entre as principais lições do Islã. Ele também afirmou que os Estados Unidos e Israel são “inimigos jurados” da unidade islâmica e que a solução para os problemas da comunidade muçulmana passa pela manutenção da amizade, da cooperação e da busca pelo bem comum.
Khamenei advertiu ainda que as diferenças entre os países islâmicos podem ser exploradas para provocar divisões e enfraquecer sua capacidade de reação conjunta. Em sua avaliação, divergências religiosas, raciais, culturais, econômicas, políticas e geográficas não devem se sobrepor aos pontos em comum entre os muçulmanos.
As declarações foram feitas por ocasião do aniversário do profeta Maomé e da Semana da Unidade Islâmica. Khamenei encerrou as mensagens desejando que a misericórdia e a graça de Deus protejam as sociedades islâmicas.
continue lendo
Mundo
Exército dos EUA se prepara para eventual ação militar ao redor de Cuba, diz TV
Funcionários do governo norte-americano disseram à 'CBS News' que uma mensagem interna ao qual a emissora teve acesso trata-se do planejamento militar direcionado à ilha
- Após reunião com Trump, Xi Jinping deixa EUA com poucos acordos entre os países AFP · há 6 horas
- Trump confirma novas reuniões com Xi na China e nos EUA ainda este ano AFP · há 9 horas
- Seis pessoas morrem em ataques de ursos em um mês na Rússia Jovem Pan · há 15 horas
- Papa Leão XIV defende liberdade de imprensa ao comentar veto de Trump a veículos Estadão Conteúdo · há 15 horas