Maduro pede cooperação do Brasil para controlar Covid-19 nas fronteiras da Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta sexta-feira (31) aos governos de Brasil e Colômbia para que trabalhem em conjunto no combate à Covid-19 nas áreas de fronteira. “Como gostaríamos (…) de ter uma coordenação efetiva com as autoridades governamentais e autoridades de saúde”, disse Maduro, durante a inauguração de um hospital de campanha, sobre uma eventual parceria com os dois países com os quais a Venezuela tem suas maiores fronteiras e que não o reconhecem como chefe de governo – e sim o opositor Juan Guaidó, considerado por ambos como presidente interino. Maduro também declarou que a Venezuela pediu ajuda à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para coordenar as “políticas de proteção à saúde” nas duas fronteiras.
Pouco antes, o presidente venezuelano havia criticado o governo da Colômbia, que, segundo ele, “está tomando medidas tardias, mas as está tomando” para conter a expansão da pandemia. “Se tivéssemos apoio sanitário do lado colombiano [da fronteira], outro galo cantaria, não haveria este problema dos criminosos, ‘trocheros’ da Colômbia”, disse o governante, usando um termo para definir conhecedores de trilhas alternativas para cruzar fronteiras e que levam pessoas a atravessá-las irregularmente. O governo Maduro vem responsabilizando migrantes que retornam à Venezuela por meios ilegais pela expansão da Covid-19 no país e os rotula como “bioterroristas”. Entretanto, a oposição denunciou que muitos dos que querem voltar não podem fazê-lo porque o governo estabeleceu uma cota diária de retornos permitidos. Além disso, em diversas ocasiões Maduro classificou o Sars-CoV-2, causador da Covid-19, como um “vírus colombiano”.
[jp-related-posts ids=”954092,954074,953991″]
Ele também pediu nesta sexta-feira “ao povo colombiano que force seu governo a ser sensato” para coordenar com as autoridades sanitárias, governamentais, cívicas, militares e policiais venezuelanas “para poder conter este vírus e poder proteger toda a população na fronteira”. Maduro havia feito um apelo semelhante no início da pandemia, o que originou uma reunião por teleconferência entre os ministros da Saúde Carlos Alvarado, da Venezuela, e Fernando Ruiz, da Colômbia. O representante da Opas na Venezuela, Gerardo de Cosío, também participou e discutiu a estratégia para conter a pandemia e proteger a saúde da população mais vulnerável, de acordo com o governo colombiano.
*Com EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Delcy afirma na ONU que haverá eleições na Venezuela
As eleições de 2024, nas quais Nicolás Maduro se proclamou reeleito, foram denunciadas como fraudulentas pela oposição venezuelana
- Veículos de comunicação voltam à Casa Branca após ordem judicial AFP · há 22 minutos
- Dezenas de delegados deixam plenário da ONU durante discurso de Netanyahu AFP · há 40 minutos
- Xi fala em relação ‘sem conflito e sem confronto’ entre China e EUA Jovem Pan* · há 3 horas
- Brasileira é presa pelo governo Trump após sofrer aborto espontâneo e pedir ajuda Jovem Pan · há 7 horas