México aprova uso emergencial da vacina Covaxin contra Covid-19
O governo do México autorizou nesta terça-feira, 06, o uso emergencial da vacina indiana Covaxin contra a Covid-19, embora, por enquanto, não haja nenhum plano de compra do imunizante. O subsecretário de Saúde e estrategista do governo mexicano para o combate à pandemia, Hugo López-Gatellis, informou que a Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) concedeu a autorização. “É uma vacina produzida por uma empresa indiana chamada Bharat Biotech e é uma vacina interessante em termos de eficácia e segurança”, declarou o subsecretário em entrevista coletiva. “(A Covaxin) É comparável às cinco vacinas licenciadas no México e pode contribuir para expandir o repertório de possíveis vacinas para o país”, completou.
López-Gatellis admitiu que no momento não há qualquer plano específico para adquirir o imunizante, mas ressaltou ser apropriado haver resoluções de uso emergencial quando há mérito técnico dos soros. O ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, também saudou a autorização. Segundo ele, a medida expande as opções de vacinação contra a Covid no país. Nesta terça-feira, Ebrard anunciou que nos próximos dias viajará para Rússia, China, Índia e Estados Unidos para garantir o cumprimento dos acordos que o México tem com essas nações para adquirir mais vacinas.
[jp-related-posts ids=”1074401,1074355,1074331″]
Com 126 milhões de habitantes, o país da América do Norte acertou 34,4 milhões de doses junto à americana Pfizer, 79,4 milhões da britânica AstraZeneca, 35 milhões da chinesa CanSino, 24 milhões da russa Sputnik V, 20 milhões da chinesa Sinovac, 12 milhões da chinesa Sinopharm e 51,4 milhões da plataforma Covax da Organização Mundial da Saúde. Até agora, o México recebeu 14,22 milhões dessas doses de cinco empresas farmacêuticas diferentes, e o laboratório Drugmex embalou 940.470 da CanSino Biologics no país, de um total de 15,16 milhões. O Ministério da Saúde do México informou que, até hoje, houve um total de 205.002 mortes e 2.256.380 infecções por coronavírus.
*Com informações da EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Sheinbaum diz que grupos de direita do governo Trump buscam ‘mudar governo do México’
Presidente foi questionada sobre uma possível intervenção dos Estados Unidos nas eleições presidenciais de 2030
- Morre mulher de 87 anos que inspirou a mobilização pró-moradia na Espanha AFP · há 7 horas
- Sobrevivente de execução nos EUA seria desligada de suporte à vida antes de acordar Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Israel ataca Gaza no aniversário do 7 de Outubro e mata três pessoas AFP · há 13 horas
- Nobel de Química premia descoberta que explica por que moléculas têm ‘lado único’ AFP · há 17 horas