JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Os Pingos nos Is | 03h00 - 05h00
Mundo

Ministro da Defesa da Coreia do Sul renuncia após tentativa de lei marcial

Kim Yong-hyun pediu desculpas à população; peça-chave do governo, o ministro apresentou a demissão ao presidente Yoon Suk-yeol, que havia justificado a medida como uma forma de proteger o país

Redação

Secretary of State Antony Blinken, Defense Secretary Lloyd Austin meet South Korean counterparts
Secretary of State Antony Blinken, Defense Secretary Lloyd Austin meet South Korean counterparts SAUL LOEB / AFP

O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, anunciou sua renúncia em meio a uma crise política gerada pela tentativa do governo de implementar a lei marcial. Essa medida, que visava enfrentar supostas ameaças ao país, gerou controvérsias e levou a oposição a solicitar uma investigação, acusando Kim de traição, um crime que pode resultar em pena de morte ou prisão perpétua. Em sua declaração, Kim assumiu a responsabilidade pela confusão gerada e pediu desculpas à população sul-coreana. Ele foi um dos principais defensores da proposta de lei marcial, que daria ao governo poderes para fechar o Congresso, controlar a mídia e proibir reuniões públicas.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

O presidente Yoon Suk-yeol havia justificado a medida como uma forma de proteger o país de “forças comunistas” ligadas à Coreia do Norte, mas não apresentou detalhes sobre as ameaças. A reação da oposição foi rápida e contundente. Após a decretação da lei marcial, o líder oposicionista organizou protestos e 190 parlamentares se uniram para votar contra a legalidade da medida.

Essa pressão levou Yoon a revogar o decreto, demonstrando a fragilidade da situação política. Além disso, a oposição não se limitou a contestar a lei marcial, mas também apresentou uma moção de impeachment contra o presidente Yoon. A situação de Kim Yong-hyun se complicou ainda mais, com a oposição buscando um processo semelhante contra ele, evidenciando a tensão crescente no cenário político sul-coreano.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

[jp-related-posts ids=”1792601,1792191,1792373″]