Montadoras pedem que Trump mantenha créditos fiscais para veículos elétricos
Um grupo representando as principais montadoras de automóveis, incluindo gigantes como General Motors, Toyota e Volkswagen, fez um apelo ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para que mantenha os créditos fiscais destinados à compra de veículos elétricos. A Aliança para Inovação Automotiva, através de uma carta assinada pelo CEO John Bozel, também solicitou medidas que possam acelerar a introdução de carros autônomos no mercado. A carta expressou preocupações sobre as regras de emissões de veículos, destacando que as regulamentações federais e estaduais, especialmente na Califórnia, não estão alinhadas com as realidades do mercado automotivo e podem aumentar os custos para os consumidores.
As montadoras estão enfrentando uma competição desleal de veículos elétricos e tecnologias que são fortemente subsidiadas pela China, conforme mencionado na carta. Além disso, foi observado que a China possui uma estrutura regulatória que apoia a implantação de veículos autônomos. As montadoras temem que a eliminação do crédito fiscal de US$ 7.500 para consumidores que compram veículos elétricos possa desacelerar a transição para os elétricos, que já enfrenta estagnação nos Estados Unidos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A equipe de transição de Trump estaria considerando a eliminação desses créditos fiscais, o que poderia impactar negativamente o mercado de veículos elétricos no país. As montadoras esperam que o novo governo leve em consideração as implicações econômicas e ambientais de tal medida, buscando um equilíbrio entre regulamentações e incentivos que favoreçam a inovação e a competitividade no setor automotivo.
*Com informações de Bruno Meyer
[jp-related-posts ids=”1785373,1785294″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA