ONU indica que 5,5 mil pessoas deixam a Venezuela por dia
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 5,5 mil pessoas deixaram a Venezuela por dia em 2018 e prevê que o fluxo migratório aumente no ano que vem. A projeção está no Plano Regional de Assistência aos Refugiados e Migrantes Venezuelanos, lançado na sexta-feira (14) em Genebra, na Suíça.
No documento, a ONU pede US$ 738 milhões para ajudar essa população, em 16 países. Segundo a agência da organização para refugiados, 3 milhões de venezuelanos vivem hoje no exterior e, até o final de 2019, esse número deve chegar a 5,3 milhões. O êxodo começou em 2015, com o agravamento da crise econômica
O presidente da Comissão de Direito do Refugiado da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Manuel Furriela, acredita que o relatório ajuda a dimensionar o problema, mas aponta que países vizinhos da Venezuela, “não tem mais condições de ajudar esses refugiados sem o apoio internacional”.
Segundo o relatório da ONU, a maioria dos venezuelanos foi para a Colômbia e o Peru. O êxodo da população do país comandado por Nicolás Maduro é considerado pelas Nações Unidas como o maior deslocamento humano da história recente da América Latina.
*Com informações do repórter Vitor Brown
continue lendo
Mundo
Argentina nega que Brasil tenha pedido explicações pela fuga de Bolsonaro
Senador passou pelo território do país antes de partir para os EUA
- França reforça segurança para manifestações ‘de altíssimo risco’ neste sábado AFP · há 2 horas
- ‘Não sei por que sobrevivi’, diz mulher que resistiu à injeção letal nos EUA Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Papa Leão XIV vota pelo correio nas eleições legislativas dos Estados Unidos Jovem Pan · há 8 horas
- Ataque hacker à Binance desvia US$ 6,3 bi e levanta suspeitas contra Coreia do Norte Jovem Pan · há 12 horas