Pesquisa revela que 85% da população da Groenlândia é contra proposta de anexação aos EUA
Uma pesquisa da empresa Veria divulgada na última terça-feira (28) revelou que a maioria da população da Groenlândia, cerca de 85%, é contra a ideia de se desvincular da Dinamarca para se unir aos Estados Unidos. Apenas 6% dos entrevistados manifestaram preferência pelos EUA, enquanto 9% se mostraram indecisos sobre a questão.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem defendido a ideia de que a Groenlândia deseja se integrar ao seu país. No entanto, essa perspectiva não é compartilhada pelos líderes groenlandeses, que estão em busca de maior autonomia. O primeiro-ministro do território, Mute B. Egede, enfatizou que a população da Groenlândia deseja ser reconhecida como groenlandesa. “Não queremos ser dinamarqueses, não queremos ser americanos, queremos, claro, ser groenlandeses”, afirmou Egede.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A pesquisa encomendada pelo jornal dinamarquês Berlingske foi realizada entre os dias 22 e 26 de janeiro e contou com 497 entrevistas, apresentando uma margem de erro de aproximadamente 3,1 pontos percentuais. Os resultados indicam que uma parte significativa da população, 45%, considera o interesse de Trump na Groenlândia como uma ameaça à sua soberania, expressou o jornal Berlingske.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira
[jp-related-posts ids=”1838992,1838979″]