Plebiscito no Chile já tem 78% dos votos favoráveis a nova Constituição
Na noite deste domingo (25), os chilenos já comemoraram ao saber dos resultados parciais do plebiscito, que já tem mais de 90% das urnas apuradas. Até agora, 78% dos votos são favoráveis ao fim da Constituição vigente, uma herança da ditatura de Augusto Pinochet. Menos de 21% se opunham à mudança. A votação, que estava inicialmente marcada para abril, foi adiada devido à pandemia do coronavírus.
O governo conservador do país concordou com a oposição de centro-esquerda em permitir o plebiscito após a eclosão de vastos protestos de rua realizados há um ano. Pesquisas recentes já indicavam forte apoio pela elaboração de um novo conjunto de normas. Após a votação, o presidente Sebastián Piñera afirmou: “Eu acredito que a imensa maioria dos chilenos querem mudar, modificar nossa constituição”.
[jp-related-posts ids=”996550,996009,993366″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Xi parabeniza Lula pela reeleição e defende ampliar parceria entre China e Brasil
Segundo comunicado do governo chinês, Xi Jinping destacou a importância estratégica da relação bilateral e prometeu aprofundar a cooperação entre os dois países
- Trump afirma que eleições no Brasil ‘pareceram fraudadas’, mas diz que gosta de Lula Júlia Lara · há 1 dia
- Delcy Rodríguez acusa Machado de fazer um ‘show’ com retorno à Venezuela AFP · há 1 dia
- Sheinbaum diz que vitória de Lula é ‘lufada de ar fresco’ para América Latina AFP · há 1 dia
- Vaticano confirma viagem do papa à América do Sul; Brasil fica de fora AFP · há 1 dia