Pompeo diz não prever conflito militar entre EUA e China
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que não imagina um conflito militar envolvendo os Estados Unidos e a China nos próximos meses. Sobre o conflito no campo comercial com o país asiático, o integrante do governo afirmou que “muito vai depender” de se os chineses “estarão preparados para fazer o que o presidente (Donald) Trump pediu que eles façam”.
“Espero que haja um acordo. Espero que haja um arranjo que funcione em benefício de cada um dos dois países”, declarou o chefe da diplomacia de Washington em entrevista à Fox Business. “Mas, se não houver, estou muito convencido de que a economia americana continuará crescendo.”
Para Pompeo, a Huawei, gigante tecnológica trazida ao centro das tensões comerciais entre as duas superpotências, seria “um instrumento do governo chinês”. “Se for o caso de que o Partido Comunista da China quer obter informação de tecnologia que esteja em posse da Huawei, é quase certamente o caso de que a Huawei providenciará isso a eles”, argumentou.
Sobre as acusações de práticas comerciais ilegais dirigidas por Trump a Pequim, Pompeo apontou que Washington se preocupa com essa ameaça “todos os dias”. “A ameaça de não só roubos de propriedade intelectual comercial, mas de tecnologia militar é real e estamos fazendo o nosso melhor para evitar que isso aconteça”, garantiu, enquanto respondia a uma pergunta relacionada a desdobramentos no turbulento Mar da China Meridional.
Com Estadão Conteúdo
continue lendo
Política
Flávio Bolsonaro chega aos EUA depois de fugir do Brasil um dia após derrota nas eleições
Saída ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinar a entrega dos passaportes do senador e proibi-lo de viajar ao exterior
- Xi parabeniza Lula pela reeleição e defende ampliar parceria entre China e Brasil Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Trump afirma que eleições no Brasil ‘pareceram fraudadas’, mas diz que gosta de Lula Júlia Lara · há 1 dia
- Delcy Rodríguez acusa Machado de fazer um ‘show’ com retorno à Venezuela AFP · há 1 dia
- Sheinbaum diz que vitória de Lula é ‘lufada de ar fresco’ para América Latina AFP · há 1 dia