Rodrigo Duterte, ex-presidente das Filipinas, é preso por crimes contra a humanidade
Rodrigo Duterte, ex-presidente das Filipinas, foi detido no Aeroporto Internacional de Manila nesta terça-feira (11). A prisão ocorreu em cumprimento a uma ordem do Tribunal Penal Internacional, que o acusa de crimes contra a humanidade. Duterte, que retornava de uma viagem a Hong Kong, foi imediatamente colocado sob custódia ao chegar ao país. O governo das Filipinas confirmou que o ex-presidente, atualmente com 79 anos, está em boas condições de saúde enquanto aguarda os desdobramentos legais. A detenção de Duterte está relacionada a investigações sobre sua atuação durante o período em que liderou o país, especialmente no que diz respeito à sua política de combate ao tráfico de drogas.
As investigações do TPI sobre Duterte começaram em novembro de 2011, quando ele ainda era prefeito de Davao. Durante seu mandato, o ex-presidente foi acusado de promover uma repressão violenta que resultou em assassinatos em massa, o que gerou preocupações internacionais sobre os direitos humanos nas Filipinas.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Duterte ocupou a presidência de 2016 a 2022, período marcado por controvérsias e críticas em relação à sua abordagem agressiva contra o narcotráfico. A detenção do ex-presidente representa um momento significativo na luta contra a impunidade e a busca por justiça em casos de violações de direitos humanos no país.
[jp-related-posts ids=”1873965,1873940″]
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Mundo
EUA cobram Rússia por informações sobre morte em laboratório que pesquisa peste
Marco Rubio afirma que Washington acompanha caso ‘hora a hora’
- Nobel de Física é concedido a pesquisador que usou cubo de gelo para captar neutrinos Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Mulher morre em laboratório de pesquisa sobre a peste; quarentena é instaurada Jovem Pan · há 8 horas
- Sheinbaum diz que grupos de direita do governo Trump buscam ‘mudar governo do México’ Europa Press · há 8 horas
- Japão anuncia sanções contra a Rússia e propõe parceria asiática no setor de energia Estadão Conteúdo · há 9 horas