Rússia lança mísseis sobre Lviv, próximo da fronteira com a Polônia, e sirenes são acionadas
Um ataque com mísseis russos neste sábado, 26, contra a cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia e a cerca de 90 quilômetros da fronteira com a Polônia, deixou pelo menos cinco feridos, segundo confirmaram autoridades regionais. O chefe da administração militar da província de Lviv, Maksym Kozytsky, informou o número preliminar de feridos e confirmou o ataque com pelo menos dois mísseis, embora três explosões tenham sido ouvidas na cidade. O chefe militar alertou para o risco de outro ataque com mísseis, pedindo aos moradores da cidade e de toda a região que fiquem em abrigos até que o alerta seja suspenso. A autoridade militar indicou que o ataque ocorreu às 16h30 (11h30 no horário de Brasília), procedente da cidade de Kryvyi Rih, no sudeste do país, onde se concentra grande parte dos combates na guerra contra a Rússia. A prefeitura informou inicialmente que “três fortes explosões” ocorreram perto de Lviv, um dos pontos de partida dos refugiados que se dirigem à Polônia desde o início da invasão russa.
Os alarmes antiaéreos soaram novamente na cidade e o prefeito, Andryi Sadovyi, também pediu aos cidadãos em uma mensagem nas redes sociais que se dirigissem aos abrigos o mais rápido possível. As autoridades também solicitaram à população que não compartilhe vídeos ou fotos do que aconteceu nas redes sociais, junto com a mensagem: “Lembre-se que a inteligência russa recebe 90% de suas informações das redes sociais”. Em pouco mais de um mês de guerra, Lviv — considerada a capital ocidental do país — permaneceu longe dos conflitos, embora tenha recebido outros dois ataques: um míssil contra uma base militar nos arredores de onde combatentes estrangeiros estavam treinando, que causou 35 mortes; e outro dias depois contra o aeroporto da cidade, sem deixar vítimas.
Com EFE*
continue lendo
Mundo
Câmara dos EUA aprova projeto de financiamento de curto prazo e evita shutdown antes de midterms
Legisladores precisavam agir antes que o ano fiscal terminasse, no final de setembro, para evitar a interrupção no financiamento
- Explosão de carro-bomba deixa um morto e 11 feridos na Colômbia AFP · há 13 horas
- Starmer renuncia ao Parlamento britânico após deixar cargo de premiê Jovem Pan · há 16 horas
- Número de mortes causadas pela avalanche no Nepal e no Tibete passa de 1.000 AFP · há 18 horas
- Presidente do Irã afirma que ameaças dos EUA prejudicam solução diplomática AFP · há 19 horas