Suíça aprova em referendo a criminalização da homofobia
Os eleitores da Suíça votaram neste domingo (9), em um referendo, para que toda forma de discriminação baseada pela orientação sexual seja punida da mesma forma que o racismo. O “sim” recebeu 63,1% dos votos dos que compareceram às urnas, segundo dados oficiais.
Até hoje, só estavam proibidas por lei a discriminação por razões religiosas, raciais ou contra grupos étnicos. No ano passado, os parlamentares liberais iniciaram trabalho para incluir a homofobia entre os atos cabíveis de punição.
Grupos religiosos ultraconservadores, com apoio do partido de extrema direita União Democrática de Centro (UDC), conseguiram reunir 100 mil assinaturas necessárias para forçar a convocação de um referendo.
Os argumentos dos opositores à criminalização da homofobia é que se tratava de uma ameaça à liberdade de expressão, e que as leis já preveem penas para os que insultem, caluniem ou promovam outros tipos de violência.
No mesmo referendo, os suíços rejeitaram por 57,1% dos votos que pelo menos um décimo dos imóveis do país tenham caráter sociais, contra os atuais 5% atuais.
*Com EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Relatório da ONU indica haver indícios de crimes de guerra dos EUA no Irã
Os investigadores da organização pedem ao Conselho de Direitos Humanos que pressionem pelo fim do conflito
- Caso Master: Mendonça diz não ter ‘nada a temer’ e que seguirá ‘cumprindo seu dever’ Júlia Mano · há 16 horas
- EUA concedem vistos para delegação do Irã participar da Assembleia Geral da ONU Jovem Pan* · há 17 horas
- Governo Trump volta a negar vistos a palestinos para Assembleia Geral da ONU Estadão Conteúdo · há 19 horas
- Após ameaçar derrubar Kennedy Center, Trump aparece vendo foto de demolição do local AFP · há 19 horas