Surto de doença não identificada no Congo causa 60 mortes
Um surto de uma doença ainda não identificada no Noroeste da República Democrática do Congo (RDC) já causou 60 mortes e mais de mil casos confirmados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está conduzindo investigações para entender a origem do problema, tendo descartado a possibilidade de Ebola e Marburg como responsáveis. Os sintomas observados incluem febre, dores de cabeça, calafrios, sudorese, rigidez no pescoço e dores musculares, segundo o órgão afirma em nota. A equipe da OMS que foi enviada à região está realizando testes e analisando amostras coletadas.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Até o momento, 54,1% das 571 amostras examinadas apresentaram resultados positivos para malária. No entanto, a OMS alerta que a alta incidência da malária na área pode sugerir a possibilidade de coinfecção com outras doenças. Testes adicionais para meningite, além de análises de água e alimentos, estão sendo realizados. Os casos foram registrados em duas localidades, Boloko e Bomate, que estão separadas por aproximadamente 100 km. Os primeiros casos em Boloko estão relacionados ao consumo de um morcego que foi encontrado morto.
Em Bomate, até o dia 15 de fevereiro, foram contabilizados 419 casos e 45 mortes. As investigações estão em andamento, abrangendo aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais, com o objetivo de identificar a causa da doença e os fatores que levaram aos óbitos. Especialistas estão preocupados com a gravidade do surto, uma vez que os sintomas se assemelham aos de febres hemorrágicas, o que pode indicar um risco elevado para a saúde pública na região.
*Reportagem produzida com auxílio de IA}
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1863379,1863291,1863233″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Colômbia é atingida por tremor de magnitude 4,9 semanas após terremoto devastador
Autoridades não relataram vítimas e a presidência informou que mantinha comunicação com os organismos de gestão
- Pessoas correndo, prédios destruídos: veja vídeos da destruição no Nepal e na China Jovem Pan · há 19 horas
- ICE bate recorde e realiza quase 50 mil prisões de imigrantes em julho Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Netanyahu chama iranianos de ‘selvagens’ e descarta acordo diplomático AFP · há 21 horas
- Inundações deixam ao menos 160 mortos e mais de 380 turistas desaparecidos no Nepal Jovem Pan* · há 22 horas