Surto de ebola na República Democrática do Congo deixa 970 mortos
O surto de ebola na República Democrática do Congo já provocou a morte de 970 pessoas. Cerca de 1.500 foram infectadas pelo vírus, informou o Ministério da Saúde do país. A insegurança na região, onde operam diversos grupos armados,dificulta o controle.
O número de mortos teve um aumento de mais de 50% em pouco mais de um mês. As províncias atingidas foram Kivu do Norte e Ituri, no nordeste.
Os casos de ebola e de mortes em comunidades, ou seja, que ocorreram fora de um centro de tratamento, dispararam – somente na semana passada foram registrados 126 casos. O ápice foi registrado no domingo, com 27 casos notificados apenas naquele dia.
Esse é o maior surto e o mais letal na história da República Democrática do Congo. Algumas comunidades não podem receber tratamento por causa da insegurança. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituições como Médicos Sem Fronteiras (MSF) foram forçadas a paralisar algumas de suas atividades devido a ataques a seus centros.
No mais grave desses ataques morreu o epidemiologista congolês Richard Mouzoko, que havia sido enviado pela OMS para Butembo para ajudar a controlar a atual epidemia de ebola.
A República Democrática do Congo foi atingida nove vezes pelo vírus ebola – a primeira manifestação foi em 1976.
*Com Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump anuncia que fechou com a Venezuela o ‘maior acordo petrolífero da história do mundo’
Acordo petrolífero com a Venezuela que garante ao país o controle majoritário de 65 bilhões de barris de reservas provadas de petróleo
- Presidente do Fed nos EUA se diz preocupado com inflação: ‘Foco deve ser nos preços’ AFP · há 5 horas
- Mortos no Nepal e na China chegam a 586 após avalanche; ao menos 2.400 estão desaparecidos AFP · há 5 horas
- Justiça dos EUA suspende medida de Trump que restringia voto por correio AFP · há 14 horas
- Número de mortos no Nepal e no Tibete chega a 552 após avalanche AFP · há 15 horas