Surto de ebola no Congo ultrapassa 3 mil mortes e 6 mil casos confirmados
O surto de ebola no Congo já matou mais de 3 mil pessoas e ultrapassou 6,1 mil casos confirmados, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde do país, divulgados nesta quarta-feira, 2. A doença avança em um ritmo sem precedentes, superando a capacidade das autoridades de rastrear os casos e conter a transmissão.
De acordo com o governo congolês, foram registrados 6.186 casos confirmados e 3.007 mortes desde que o surto foi declarado, em meados de maio. O número faz desta a epidemia de ebola que cresce mais rapidamente entre as já registradas.
A velocidade de propagação tem dificultado o trabalho das equipes de saúde, que tentam identificar pessoas que tiveram contato com pacientes infectados e interromper novas cadeias de transmissão.
O ebola é uma doença viral grave, transmitida pelo contato direto com sangue ou outros fluidos corporais de pessoas infectadas. Os primeiros sintomas podem incluir febre, fraqueza e dores musculares, mas a doença pode evoluir rapidamente e provocar hemorragias e falência de órgãos.
A Organização Mundial da Saúde afirmou que a epidemia permanece fora de controle e está a caminho de superar o surto de ebola na África Ocidental de 2014-2016, o mais mortal já registrado, que matou mais de 11.000 pessoas, principalmente na Guiné, Libéria e Serra Leoa. (Fonte: Associated Press).
continue lendo
Mundo
Rubio insta novo chanceler venezuelano a continuar libertando presos políticos
Oliver Blanco foi nomeado na semana passada como novo chefe da diplomacia venezuelana pela presidente interina Delcy Rodríguez
- Trump discursa na véspera das eleições legislativas dos EUA: ‘Mais importantes de nossas vidas’ AFP · há 2 horas
- Ucrânia acusa Rússia de matar 26 pessoas em escola no sul após fim da trégua local AFP · há 3 horas
- Trump pede à Suprema Corte que Califórnia descarte votos que ele considera de ‘não cidadãos’ Europa Press · há 4 horas
- Trump diz que, se republicanos perderem na Câmara e no Congresso, EUA estará ‘acabado’ Europa Press · há 5 horas