Taleban ameaça EUA após fim do diálogo: ‘vão sofrer mais do que ninguém’
O grupo terrorista Taleban afirmou neste domingo, 8, que os Estados Unidos “vão sofrer mais do que ninguém”, depois que o presidente Donald Trump suspendeu, de repente, as conversas em curso.
O objetivo destas negociações que se arrastam há mais de um ano é pôr fim à mais longa guerra em que os Estados Unidos já se envolveram: o confronto já dura 18 anos.
“Ainda (…) acreditamos que o lado americano voltará a esta posição (…) Nossa luta durante os últimos 18 anos tinha de ter mostrado aos americanos que não ficaremos satisfeitos até vermos o fim completo da ocupação”, tuitou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid.
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, reagiu, afirmando neste domingo que os EUA estão dispostos a reabrir as negociações, se os talibãs mudarem de atitude e respeitarem seus acordos.
Pompeo disse também que o presidente Donald Trump “ainda não decidiu”, se levará adiante a decisão de retirar os milhares de soldados americanos estacionados no Afeganistão, conforme previsto no projeto de acordo em discussão com os talibãs.
Em julho, o grupo praticou um atentado na capital do Afeganistão, Cabul, que matou 65 pessoas. Um carro-bomba explodiu e o grupo informou que a intenção era atingir um prédio do ministério da Defesa.
continue lendo
Mundo
EUA dizem que barco foi afundado no Pacífico com suposta ligação ao narcotráfico
Tripulantes foram retirados do barco antes do ataque à navegação
- Arábia Saudita acusa Houthis de ataque contra Meca e grupo diz ter abatido caça Marcelo Bamonte · há 4 horas
- Helicóptero cai durante cobertura de acidente e deixa três mortos nos EUA Jovem Pan · há 5 horas
- Trump afirma que Kennedy Center será fechado após juiz vetar rebatizá-lo com o nome do republicano AFP · há 14 horas
- Argentina amplia denúncias de atividades petrolíferas ilegais próximo das Malvinas Europa Press · há 19 horas