Theresa May descarta realizar novo referendo sobre o Brexit
A possibilidade de convocar um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia foi descartada nesta segunda-feira (21) pela primeira-ministra britânica, Theresa May. Ela discursou sobre o Brexit na Câmara dos Comuns.
Ainda no parlamento, ela destacou que vai manter o acordo de fronteiras entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, tema que também estava sendo colocado em discussões, especialmente por opositores do governo atual.
Na semana passada, parlamentares britânicos rejeitaram o acordo proposto por May. Desde então, ela tem intensificado conversas com deputados e partidos políticos em busca de consenso antes de sugerir alterações à União Europeia.
Para a premiê, o segundo referendo sobre o Brexit poderia levar o Reino Unido a sofrer impactos difíceis de serem contornados pela gestão. Mas ela não entrou em detalhes. O prazo máximo para os britânicos deixarem o bloco é 29 de março.
Na próxima semana, Theresa May vai ser novamente testada pela câmara, que vai votar o chamado “plano B” – proposto por ela, que recuou na proposta de fixar taxa para europeus que queiram residir nas terras da rainha. Quem pagou será reembolsado.
Em relação à polêmica sobre a fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, May se disse fiel “ao que está posto”, entretanto afirmou que isso deve ser renegociado com a União Europeia e não com os parceiros do diálogo inter-irlandês.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Trump transforma a questão das Malvinas em pressão sobre aliados
Ao reabrir a discussão sobre a posição americana no arquipélago, presidente transforma uma disputa territorial de décadas em instrumento de negociação com o Reino Unido
- Surto de ebola no Congo ultrapassa 3 mil mortes e 6 mil casos confirmados Estadão Conteúdo · há 23 minutos
- Câmara dos EUA aprova projeto de financiamento de curto prazo e evita shutdown antes de midterms Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Explosão de carro-bomba deixa um morto e 11 feridos na Colômbia AFP · há 21 horas
- Starmer renuncia ao Parlamento britânico após deixar cargo de premiê Jovem Pan · há 1 dia