Trump promete retomar controle do Canal do Panamá e mudar nome do Golfo do México
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (20), que o país pretende retomar o controle do Canal do Panamá. “Demos o Canal ao Panamá e vamos recuperá-lo”, afirmou o 47º presidente dos Estados Unidos durante discurso de posse. “A China está operando o Canal do Panamá, e nós não o demos à China”, ressaltou o republicano, que não descartou nas últimas semanas o uso da força militar para tomar o controle da via interoceânica.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Trump reforçou ainda seu desejo de mudar o nome do canal: “Em breve, mudaremos o nome do Golfo do México para Golfo da América”. Dias atrás ela havia provocado a reação da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, que respondeu que os Estados Unidos deveriam se chamar “América mexicana”.
[jp-related-posts ids=”1831307,1831519″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Carol Santos
Assuntos
continue lendo
Mundo
EUA dizem que cerca de 85 americanos continuam desaparecidos no Nepal
Número de americanos representa apenas uma fração das mais de 2.500 pessoas que ainda estão desaparecidas após o desastre.
- Irã diz ter lançado mísseis contra bases dos EUA na Jordânia em retaliação a ataque em Ormuz Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Mais de 20 pessoas estão desaparecidas após inundação repentina no Grand Canyon AFP · há 13 horas
- EUA voltam a lançar bombas contra o Irã após um mês sem ataques AFP · há 14 horas
- Navio petroleiro é atingido por projétil no Estreito de Ormuz; não há registro de vítimas Estadão Conteúdo · há 16 horas