Acidente reacende debate sobre fim do Campo de Marte

  • Por Agência Estado
  • 21/03/2016 14h46
SP - AVIÃO/QUEDA - GERAL - Um avião monomotor caiu em uma casa na Casa Verde, zona norte de São Paulo, na tarde deste sábado, 19. A área fica perto do Campo de Marte. Seis pessoas estavam a bordo da aeronave. Três morreram e um morador da casa atingida ficou ferido, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O avião está registrado em nome do ex-presidente da Vale, Roger Agnelli. O acidente ocorreu na rua Frei Machado, número 110, por volta das 15h20. Pelo menos 15 viaturas dos bombeiros e 45 homens estão no local para fazer o rescaldo do acidente. 19/03/2016 - Foto: MARCIO RIBEIRO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO MARCIO RIBEIRO Avião cai na ZN de SP

O acidente deve ainda reacender o debate sobre a desativação do Campo de Marte na região da Casa Verde, constituída basicamente de imóveis residenciais. Em outubro do ano passado, entrou em vigor uma portaria da Aeronáutica que reduz em até 100 metros a altura de novas edificações ao redor de aeroportos. O mais afetado é o entorno do Campo de Marte, na zona norte.

“Quando há um acidente, essa questão é retomada. Eu particularmente sou a favor de que (o aeroporto) continue funcionando, mas a sociedade vai precisar discutir. Quem é contra fala, por exemplo, das questões de segurança na região”, afirma o representante da aviação geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Raul Marinho Gregorin. Ele ressalta que, caso a opção seja pela desativação, a cidade precisa encontrar alternativas. “Não se pode simplesmente desativar o Campo”, disse.

A desativação do Campo de Marte é defendida pela gestão Fernando Haddad (PT) para promover um adensamento da região através do projeto Arco do Futuro, mas encontra forte resistência da Secretaria Nacional da Aviação Civil.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.