Aeromoça da Korean Air abre processo nos EUA pelo “caso das nozes”

  • Por Agencia EFE
  • 12/03/2015 06h54

Seul, 12 mar (EFE).- A aeromoça da Korean Air agredida no famoso “caso das nozes” abriu um processo nos Estados Unidos contra Cho Hyun-ah, a ex-vice-presidente da companhia aérea, por maus-tratos físicos e humilhação, informou nesta quinta-feira a imprensa sul-coreana.

A litigante, de sobrenome Kim, apresentou sua denúncia na segunda-feira na Suprema Corte do Estado do condado de Queens em Nova York, segundo jornal “Korea Herald”.

A ex-executiva Korean Air já foi condenada na Coreia do Sul em fevereiro a um ano de prisão por violar as normas de segurança da aviação ao ordenar ao piloto a suspensão da decolagem com o avião em pista com 250 passageiros a bordo para expulsar a aeromoça.

O ataque de fúria de Cho, ocorrido no último mês de dezembro no aeroporto John F. Kennedy de Nova York, começou depois que a aeromoça lhe serviu mal uma porção de nozes, macadâmias e amendoins.

Os advogados de um escritório americano que representam à aeromoça preveem demonstrar “que as ações de Cho não só foram humilhantes, degradantes e prejudiciais para Kim, mas também um demonstração de grande arrogância e sentimento de poder”, segundo um comunicado publicado pelo “Korea Herald”.

A defesa acredita que Cho, de 40 anos, causou “graves danos à carreira, à reputação e ao bem-estar emocional” da aeromoça, que se encontra de licença pelos danos psicológicos sofridos no incidente e busca uma indenização cuja quantia será determinada no julgamento.

O caso provocou comoção na Coreia do Sul, onde existe uma forte controvérsia sobre o poder das famílias proprietárias dos “chaebol” (grandes conglomerados empresariais como Korean Air, Samsung e Hyundai) que ostentam uma grande influência política e econômica no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.