Aeroportos brasileiros batem recorde de desembarques no 1° semestre do ano

  • Por Agencia EFE
  • 18/08/2014 16h23

Rio de Janeiro, 18 ago (EFE).- Os aeroportos brasileiros registraram recorde em desembarques no país durante o primeiro semestre do ano por conta da realização da Copa do Mundo, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo governo.

Nos seis primeiros meses de 2014 entraram no Brasil 5.013.786 pessoas procedentes de outros países, 8,06% a mais que no mesmo período do ano anterior, enquanto o movimento de passageiros nacionais aumentou 7,04% em comparação com o primeiro semestre de 2013 com um total de 45.239.579 desembarques domésticos.

Em relação ao mesmo período do ano passado, os aeroportos do país registraram um aumento de 13% no trânsito de passageiros no intervalo entre 10 de junho e 15 de julho de 2014, ou seja, dois dias antes e dois dias depois da Copa do Mundo do Brasil, com 17,8 milhões de pessoas entre nacionais e estrangeiros.

Para o diretor do departamento de pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, os dados confirmam as estimativas feitas pela entidade.

Os números do relatório também certificaram a redução da mobilidade interior durante a competição dado que os brasileiros optaram por viajar de carro e durante um período de tempo mais breve.

O recorde de movimento nos aeroportos brasileiros aconteceu em 14 de julho, o dia seguinte à final do Mundial entre Alemanha e Argentina, no qual houve 560 mil deslocamentos.

Para a realização deste relatório, o Ministério do Turismo se baseou nos registros de desembarques nacionais e internacionais facilitados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.