Al Sisi alcança arrasadora maioria de votos no Egito, segundo primeiros dados
Cairo, 28 mai (EFE).- O ex-chefe do Exécito Abdul Fatah al Sisi alcançou uma arrasadora maioria de votos nas eleições presidenciais egípcias, segundo os primeiros dados divulgados pela imprensa local, que aponta mais de 95% dos votos a seu favor.
Seu único oponente na corrida presidencial, o esquerdista Hamdin Sabahi, teria alcançado, segundo esses resultados preliminares, em torno de 3% dos votos, uma porcentagem similar à de votos nulos.
Segundo o site do jornal “Al-Ahram”, com 2,2 milhões de votos apurados, Al Sisi tinha obtido o respaldo de 96,35%, contra 3,64% de Sabahi.
O nível de participação varia ainda em função da fonte, embora, à espera dos números oficiais, a maioria a situa entre 40% e 50%.
A afluência de eleitores gerou uma grande polêmica no país, depois que a Comissão Eleitoral Suprema estendeu em um dia a votação, prevista só para segunda-feira e terça-feira, por conta da pouca participação, que foi atribuída às altas temperaturas.
A Comissão Eleitoral dispõe como máximo prazo até 5 de junho para anunciar os resultados definitivos, embora espera-se que tanto as campanhas de Al Sisi e Sabahi, como a imprensa local, ofereçam números confiáveis muito antes. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.