Alejandro Maldonado, de juiz a presidente da Guatemala em 112 dias

  • Por Agencia EFE
  • 03/09/2015 22h20

Cidade da Guatemala, 3 set (EFE).- Com a renúncia de Otto Pérez Molina, acusado de corrupção, a missão de assumir a presidência da Guatemala coube ao advogado Alejandro Maldonado, de 79 anos e que até quatro meses atrás juiz titular da Corte de Constitucionalidade, principal tribunal do país centro-americano.

Maldonado tomou posse nesta quinta-feira perante o Congresso como o presidente de número 49 da Guatemala. Pérez Molina, seu antecessor, é acusado de associação ilícita, fraude aduaneira e corrupção passiva. O general reformado, de 64 anos, renunciou após o Congresso retirar sua imunidade presidencial, para que possa ser julgado como cidadão comum.

O novo presidente era um dos cinco magistrados titulares da Corte de Constitucionalidade até há exatos 112 dias, e se manteve à margem da crise política que Pérez Molina enfrentou nos últimos meses. Há uma semana, o político, diplomata, professor universitário e advogado garantiu que não exigiu a renúncia ao general reformado por “ética política” e porque se tratava de uma decisão “pessoal”.

“Não o posso fazê-lo pelo meu temperamento. Eu, com a idade política e a carreira política que tenho, não quero entrar para a história com o título de traidor e covarde”, ressaltou o agora presidente da Guatemala no dia 27 de agosto em entrevista na qual também admitiu que falava pouco com Pérez Molina.

Com mais de 50 anos de experiência em cargos públicos, Maldonado foi nomeado vice-presidente da Guatemala em 14 de maio após a saída de sua antecessora, Roxana Baldetti, que havia renunciado na semana anterior em função do mesmo escândalo de corrupção e que agora está em regime de prisão preventiva.

Maldonado foi designado vice-presidente pelo Congresso ao superar a concorrência de outros dois candidatos de uma lista enviada ao plenário por Pérez Molina. Ele foi o quinto candidato proposto para a relação de três nomes, depois que o ministro do Trabalho, Carlos Contreras, e o deputado da legenda governista Partido Patriota (PP), Oliverio García Rodas, foram retirados.

O jurista, graduado na Universidade San Carlos da Guatemala (USAC), foi eleito um dos cinco magistrados da Corte de Constitucionalidade em 2006 para um período de cinco anos, e acabou reeleito em 2011.

A chegada de Maldonado ao posto de presidente ocorre uma semana depois que uma grande manifestação exigiu a renúncia de Pérez Molina pelo caso de corrupção na entidade pública arrecadadora de impostos.

O jurista terminará o mandato presidencial de quatro anos de Pérez Molina em 14 de janeiro de 2016.

Nascido em 1936, Maldonado foi deputado em três períodos (1966-1970, 1984-1986 e 2004-2006) e também foi embaixador no México e na ONU, além de ministro da Educação (1970-1974) e chanceler (1995).

Em 1982, ele participou das eleições presidenciais e acabou em terceiro lugar, atrás de Ángel Aníbal Guevara e Mario Sandoval Alarcón, embora o militar golpista José Efraín Ríos Montt tenha assumido como chefe do governo de fato naquele ano após liderar um golpe de Estado.

Maldonado foi professor universitário nas últimas três décadas na própria USAC e nas universidades privadas Rafael Landívar e Francisco Marroquín. EFE

jcm/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.