Alemanha admite congestionamento de 770 mil pedidos de asilo

  • Por EFE
  • 05/02/2016 12h31
BER526 BERLÍN (ALEMANIA) 05/02/2016.- El director de la Agencia Federal de Migración y Refugiados, Frank Jurgen Weise, da una rueda de prensa para responder las preguntas de los periodistas sobre el trabajo de la oficina durante el año pasado y para anunciar las previsiones para 2016 en Berlín (Alemania) hoy, 5 de febrero de 2016. EFE/Wolfgang Kumm EFE Frank-Jürgen Weise

O Departamento Federal de Migração e Refugiados da Alemanha alertou nesta sexta-feira (05/02) sobre a existência de um “congestionamento” de até 770 mil solicitações de asilo ainda pendentes de resolução e advertiu que, se for mantido o atual fluxo de chegada de refugiados, não terá capacidade para atendê-los.

Ao longo de 2015, mesmo com o aumento do pessoal destinado a essas funções, apenas 280 mil solicitações foram atendidas e resolvidas, alertou o presidente do departamento, Frank-Jürgen Weise. Entre 670 mil e 770 mil seguem sem resolução, o que é “inaceitável”, acrescentou, tanto para os refugiados que esperam uma resposta, como para as autoridades e municípios alemães aos quais, seja qual for a situação dessas pessoas, têm a incumbência de atendê-los.

Weise declinou fazer previsões sobre quantos novos peticionários de asilo podem chegar neste ano à Alemanha, com o argumento que não corresponde a seu departamento fazer este tipo de cálculos. Em 2015 estima-se que foram cerca de 1,1 milhão.

O líder advertiu, no entanto, que entre 300 mil e 400 mil dos refugiados recebidos no ano passado pelo país nem sequer chegaram a cursar sua solicitação, seja por incapacidade administrativa de atendê-lo ou por “circunstâncias pessoais” destes: “Não é aceitável que essas pessoas tenham que esperar tanto. É ruim para sua integração e para o mercado de trabalho”. Weise assumiu seu cargo à frente desse departamento há quatro meses.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.