Alemanha cogita aplicar ainda hoje novas medidas de controle fronteiriço
Viena, 13 set (EFE).- O governo da Alemanha está estudando aplicar a partir deste domingo novas medidas para restabelecer temporariamente controles fronteiriços em relação com a chegada em massa de refugiados a seu território, segundo fontes do governo da Áustria, citadas pelos jornais austríacos “Die Presse” e “Kronen Zeitung”.
Segundo o “Kronen Zeitung”, Berlim informou a Viena que hoje mesmo começará a realizar controles policiais para “comprovar imediatamente quem tem direito a asilo”.
Esse jornal cita fontes governamentais austríacas ao explicar que a chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu por telefone a seu colega austríaco, Werner Faymann, que não se produzirá uma situação de caos.
Já o “Kronen Zeitung”, o jornal mais lido da Áustria, indica que ainda não há detalhes de quão estritos serão esses controles, mas que Berlim quer mandar uma mensagem que seja recebida pelos refugiados que ainda estão nos campos de amparada no Oriente Médio.
“Estamos entre a cruz e a espada de Hungria e Alemanha”, declarou ao “Kronen Zeitung” um porta-voz oficial austríaco cujo nome não é revelado, em referência à situação que pode se criar se continuarem chegando refugiados de solo húngaro e ao mesmo tempo se desacelerar sua saída para território alemão.
A expectativa é que hoje entrem na Áustria outros 10.000 refugiados que chegam da Hungria seguindo a chamada rota dos Bálcãs a partir de países em conflito do Oriente Médio e da Ásia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.